Curso de PSICOPEDAGOGIA

Resumo do curso

PSICOPEDAGOGIAOBJETIVOCapacitar e aprimorar profissionais interessados nos processos de aprendizagem e nos obstáculos que interpõem à sua consecução bem como no fenômeno educativo nas diferentes formas de aquisição do conhecimento.

Programa completo do curso

PSICOPEDAGOGIA

OBJETIVO:

Capacitar e aprimorar profissionais interessados nos processos de aprendizagem e nos obstáculos que interpõem à sua consecução bem como no fenômeno educativo nas diferentes formas de aquisição do conhecimento.

Objetivos específicos

::: Identificar práticas educacionais compatíveis com a valorização do homem e a superação dos problemas educacionais.

::: Desenvolver metodologias e materiais pedagógicos adequados à utilização com alunos que apresentem dificuldades na aprendizagem.

::: Articular a atividade educacional nas diferentes formas da organização do trabalho pedagógico.

::: Reconhecer possíveis causas do não-aprendizado.

::: Desenvolver o lúdico como instrumento de aprendizagem.

::: Identificar os fatores que interferem no processo de aprendizagem.

::: Desenvolver o espírito de investigação a partir da prática psicopedagógica.

::: Comprometer-se com a atuação competente na tentativa de superar o fracasso escolar através do conhecimento psicopedagógico.

::: Compreender a trajetória escolar do aluno para que adeque estratégias mais eficientes na superação de suas dificuldades de aprendizagem.

::: Intervir no processo de aprendizagem buscando maior qualidade na aquisição do conhecimento.

Carga Horária:444 horas 

 

Conteúdo:

Teorias da Aprendizagem

Projetos Interdisciplinares

Introdução a Psicopedagogia

Educação Psicomotora

Fundamentos Biológicos do Desenvolvimento Infantil

Psicologia do Desenvolvimento

Intervenção Psicopedagógica na Escola

Teorias e Práticas da Psicopedagogia na Escola

Psicogênese das Linguagens Oral e Escrita – Letramento e Inclusão

Fundamentos Teóricos do Pensamento Matemático

 

Duração:

O curso PSICOPEDAGOGIA tem carga horária de 444 horas e deve ser concluído em 4 meses. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

 

Material Didático – Autor:

Mário Lúcio de Lima Nogueira: Mestre em Educação.

Marcia Souto Maior Mourão Sá: Doutora em Educação.

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira: Doutora em Educação.

Solange Menezes da Silva Demeterco: Doutora em História do Brasil.

Valéria da Hora Bessa: Doutora em Psicologia Social.

Edison de Paula Taques: Mestre em Psicologia da Infância e Adolescência.

Daniel Vieira da Silva: Mestre em Educação.

Marisa Laporte Chudo: Mestre em Ciências.

Dayse Carla Gênero Serra: Mestre em Educação.

Mari Ângela Calderari Oliveira: Mestre em Educação.

Ana Paula Berberian Vieira da Silva: Doutora em Linguística Aplicada.

Magna Natália Marin Pires: Mestre em Educação.

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho: Mestre em Matemática.

Marilda Trecenti Gomes: Mestre em Educação.

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutora em Filosofia

 

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova tem 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.

                                                                                   

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

Redação Empresarial

Curso desenvolve a competência argumentativa por meio de aula expositiva e dinâmicas que permitem ao aluno memorizar e colocar em prática o conteúdo.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pós Graduação
Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que favoreçam o desenvolvimento das competências profissionais do professor, levando-o a atender ao princípio do “alfabetizar letrando”.
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

GESTÃO DE SECRETARIA ESCOLAR

Pós Graduação
Geral: • Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional da gestão e secretariado escolar, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos para tal; • Apresentar técnicas que qualifiquem profissionais da área, desenvolvendo ações para acompan
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Pós Graduação
Conhecer os pressupostos, ferramentas e aplicabilidade da pedagogia no contexto empresarial, possibilitando aos participantes o acesso a este nicho de mercado, para os que pretendem migrar para esta área ou aceleração do desenvolvimento, aos que nela já se encontram; • Preparar o profissional pa
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

Curso Técnico
O Técnico em Administração é o profissional apto a exercer atividades de apoio que envolvam gestão de recursos humanos, materiais, financeiros, mercadológicos e da informação. Esse profissional pode também atuar na gestão das mais diversas áreas de uma organização, com vistas à obtenção dos melhores
Sob consulta
Solicitar informação