Programa completo do curso
Proposta do curso
O Programa de Especialização Docente com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, oferta alternativas de estudo e pesquisa sobre como atender as variadas necessidades educacionais de forma inclusiva.A apropriação de conteúdos específicos ao tema e a condução didática para atuação na prática pedagógica, visa ampliar o repertório teórico e fundamentar a ação pedagógica dos profissionais da educação. Este curso atende aos seguintes critérios legais:
- Lei n° 9394/96, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
- Parecer nº 17/01-CNE/CEB, que fundamenta a Resolução 02/2001/CNE/CEB;
- Deliberação n.º 02/03-CEE-PR, que dispõe as normas para a Educação Especial, na modalidade da Educação Básica, para alunos com necessidades educacionais especiais, no Sistema de Ensino do Estado do Paraná;
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – Portaria Ministerial nº 555/2007 – MEC;
- Parecer nº 07/2014 do CEE-PR, referente à Proposta de Ajustes na Organização das Escolas de Educação Básica, na Modalidade Educação Especial, para oferta da Educação Infantil, do Ensino Fundamental – Anos iniciais (1º e 2° anos) da Educação de Jovens e Adultos – Fase I e da Educação Profissional;
- Instrução n.º 005/2015 – SEED/SUED;
- Resolução SEE/MG 2686 – Anexo IV – Tópico 2.3; 1º;
- Instrução n.º 04/2016 – SEED/SUED.
Objetivo do curso
Proporcionar um aprofundamento teórico-metodológico necessário à prática pedagógica dos profissionais envolvidos no trabalho com a pessoa que necessita de acompanhamento especial. Propiciar um conhecimento abrangente em relação à inclusão da pessoa com necessidades especiais no ensino regular e sobre a educação inclusiva.
DISCIPLINA | Nº DE AULAS | CARGA HORÁRIA |
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A DIVERSIDADE | 10 | 60 |
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 9 | 60 |
DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS | 15 | 90 |
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, FÍSICA E PSICOMOTORA | 8 | 50 |
DEFICIÊNCIA VISUAL, AUDITIVA E SURDOCEGUEIRA | 10 | 65 |
TRANSTORNOS GLOBAIS DE DESENVOLVIMENTO (TGD) E ALTAS HABILIDADES | 8 | 48 |
PROJETOS DE INCLUSÃO SOCIAL: CASOS DE SUCESSO | 15 | 93 |
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL | 8 | 50 |
TECNOLOGIA ASSISTIVA | 7 | 45 |
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA | 8 | 50 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | | 611 |