Curso Profissões de Supermercado

Resumo do curso

O curso Profissões do Supermercado, da EyO, tem como objetivo preparar o aluno para o trabalho em diversas áreas de um supermercado, desde os caixas até à gerência. Ao longo de seis atividades, o curso é dividido em três partes principais: área de atendimento, área de vendas e área administrativa

Outras informaçoes

Objetivo: Através de um conhecimento básico sobre cada setor, o curso tem como objetivo desenvolver no aluno as habilidades necessárias para ingressar na área do autosserviço.

Programa completo do curso

Atividade 1 - O supermercado passado e presente: Nesta primeira aula o aluno aprende a história do autosserviço no Brasil, ou seja, como tudo começou, quais foram os primeiros supermercados e o que mudou de lá pra cá. Também aprende como funciona de forma geral o trabalho nos supermercados.

Atividade 2 Área de atendimento: Aqui são tratados assuntos referentes às profissões da área de atendimento: o operador de caixa, o empacotador, o fiscal de caixa, o segurança e o trabalho no balcão de informações.

Atividade 3 – Área de vendas – perecíveis – parte 1: Nesta atividade o aluno aprende a importância dos alimentos perecíveis para o supermercado e como eles exigem cuidados especializados. Os primeiros três setores estudados são: açougue, peixaria, frios e laticínios.

Atividade 4 - Área de vendas – perecíveis – parte 2: Esta aula é uma continuação da aula anterior, tratando ainda de outros setores de perecíveis: hortifrutigranjeiros, padaria e rotisseria.

Atividade 5 - Área de vendas – não perecíveis: Aqui o aluno aprende quais são os produtos que fazem parte da área de não perecíveis, quem são os profissionais que cuidam deste setor, e como as prateleiras são abastecidas. Também aprende sobre o promotor de vendas e como funciona o cross merchandising.

Atividade 6 – Área administrativa: Na última atividade, o aluno aprende sobre os setores administrativos do supermercado: o departamento pessoal e financeiro, o departamento de compras, o estoque, e o setor de limpeza. E para finalizar, são revelados ao aluno os setores que mais carecem de profissionais atualmente, o motivo da falta de profissionais, e o que os supermercados estão fazendo para resolver este problema.


Atividade 1 - Introdução à Técnica de Vendas: Nesta lição, você verá qual é o valor do profissional de vendas competente, qual é o seu perfil ideal e faremos uma breve retrospectiva das técnicas de vendas. Por fim, veremos como vender corretamente satisfazendo as necessidades dos clientes.

Atividade 2 Preparação da Atividade de Vendas: Vamos aprender a levantar e organizar informações, depois fixar objetivos e então definir uma estratégia de vendas.

Atividade 3 A Abordagem do Cliente: Nesta lição, procurarei lhe dar algumas dicas de como se comportar quando chegar à hora do “cara a cara” com o cliente.

Atividade 4 – Determinação De Necessidades: Nesta fase, tentaremos descobrir e analisar as necessidades do cliente através de algumas técnicas.

Atividade 5 – Argumentação: Aqui você aprenderá a arte de raciocinar com o cliente a fim de provar para ele que

o produto irá lhe trazer benefícios.

Atividade 6 Tratamento de Objeções: Podemos definir a objeção como uma oposição momentânea à argumentação de venda. Nem sempre isto é negativo, pelo contrário, as objeções na maioria das ocasiões, ajudam o cliente a se decidir, mas depende muito do comportamento do vendedor e é isto o que veremos.

Atividade 7 O Fechamento: Você irá aprender que se ficar esperando o cliente fazer o pedido ou ele ligar de volta, pode perder a venda. Assim, lhe mostrarei como tomar a iniciativa prestando atenção aos sinais de fechamentos e aplicando as respectivas técnicas.

Atividade 8 – Autoreflexão: Antes, durante e depois da venda. Do que você fizer nestas três fases importantes da venda, dependerá se é eficiente ou não. Vamos então fazer uma reflexão?


Atividade 1 - Introdução: Apresentar o que será estudado no curso, bem como a profissão de Operador de Caixa, a

busca de emprego e a elaboração de um currículo.

Atividade 2 – Primeiro Dia de Trabalho: Mostrar o ambiente de trabalho, falar sobre o período de adaptação do Operador de Caixa, hierarquia da empresa, produtos e serviços oferecidos. Além de ensinar os tipos de comércio: varejista e atacadista.

Atividade 3 – A Frente de Caixa: Falar sobre a frente de caixa, com o foco nas funções do atendente de informações,

fiscal de caixa, empacotador e claro, o operador de caixa.

Atividade 4 – O Operador de Caixa: Ensinar como deve se desenvolver o trabalho do operador de caixa. E, mostrar um pacote de equipamentos gerenciados por um software de computador conhecido como PDV (ponto de venda).

Atividade 5 – As Formas de Pagamento: Treinar o aluno com as várias opções em que o cliente pode efetuar o pagamento, sendo em dinheiro, cheque, cartões de crédito ou débito, ticket, entre outros.

Atividade 6 Ética, Segurança e Perdas: Mostrar que todo e qualquer operador deve ter como princípios básicos de

sua atuação duas qualidades: profissionalismo e ética. Além de treinar o aluno em como evitar furtos na empresa.

Atividade 7 Atendimento ao Cliente: Treinar o aluno para dar um bom atendimento ao cliente, deixando-o

satisfeito e fidelizado.

Atividade 8 Treinamento Operacional: Ensinar o aluno a operar o software utilizado pelo sistema da empresa, PDV (ponto de venda), em sua rotina como operador de caixa.

Atividade 9 – Cobrança, Juros e Porcentagem: Preparar o operador de caixa para lidar com situações de cobrança, cálculos de juros e porcentagem.

Atividade 10 – Ergonomia: Conscientizar o aluno que é preciso manter uma boa postura corporal para prevenir lesões no trabalho.


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