Seminário de Gestão de Energia: Eficiência Energética na Indústria com Redução de Custos

Resumo do curso

É fato que a gestão de energia pode prover muita economia e decorrente maior lucratividade à empresa. A implementação de sistema de energia na indústria propicia, sobretudo em tempo de crise, um incrível resultado com redução de custos e de consumo somadas à eficiência energética.

Programa completo do curso

19 de setembro de 2019 – São Paulo, SP – Slaviero Jardins

Palestrantes Confirmados:

Alexandre Molina Tessari – Especialista em Matriz Energética – Grupo Petrópolis

Cesar Henrique dos Santos – Gerente Sr. de Facilities & Utilities, Engenharia Industrial, Energia, Construção e Meio Ambiente – Hyundai Motor Brasil

Edgard Dutra – Diretor – Metalplan Equipamentos Ltda.

José Piñeiro – Gerente Comercial de Energia – Bunge

Kleber Rodrigo Salvador – Coordenador de Utilidades e Energia – Klabin

Roberto Rennó Sinohara da Silva Sousa – Engenheiro de Utilidades e Energia – Coca-Cola FEMSA

Rogério Rodrigues Martins – Líder de Confiabilidade & Manutenção – Bayer

Apresentação do Seminário de Gestão de Energia:

É fato que a gestão de energia pode prover muita economia e decorrente maior lucratividade à empresa. A implementação de sistema de energia na indústria propicia, sobretudo em tempo de crise, um incrível resultado com redução de custos e de consumo somadas à eficiência energética.

gestão de energia é um esforço permanente para encontrar novas oportunidades de economia e de melhoria contínua do perfil do uso energético. Gerir o consumo de energia não precisa ser um trabalho cansativo e custoso. E os resultados são muito melhores se este esforço estiver sempre presente e integrado nos processos normais da organização como um todo.

Mas a gestão de energia deve ser estruturada e embasada e não tão somente implicar em medidas técnicas e comportamentais para diminuir o consumo. Com ela, reduz-se o risco de a empresa ser surpreendida por uma elevação do preço da energia ou a falta de oferta, o que levaria a uma súbita e indesejável diminuição em sua rentabilidade ou mesmo uma impossibilidade de sua operação.  É preciso haver uma redução e maior controle na demanda de energia para torná-la mais previsível.

Além da redução de custos, a gestão energética possibilita também ganhos ambientais e sociais que indicam um senso de sustentabilidade total nas demandas progressivamente presente.  As empresas estão cada vez mais empenhadas em reduzir as emissões de carbono, diminuindo assim sua pegada de carbono para impulsionar uma imagem e reputação vigorosas, o que é uma demonstração clara de responsabilidade social corporativa.

gestão de energia pode ser uma realidade para empresas de qualquer porte, sejam elas grandes, médias ou pequenas.  É preciso ressaltar que a existência de dados relativos à energia auxilia a tomada de decisão. Pois, a política para o uso mais eficiente de energia envolve até a alta administração.  Certamente, há vantagens competitivas das empresas sobre aquelas que negligenciam a gestão de recursos.

Neste seminário, você saberá, através das palestras, quais os temas mais relevantes na área de gestão de energia e também como grandes empresas estão fazendo para desenvolver seus sistemas de energia apesar dos reveses da economia e, muitas vezes, em função deles, garantindo maior êxito industrial e se destacando da concorrência.

Participe deste seminário para conhecer o que especialistas têm a contribuir e saber também as estratégias de gestão de energia que levaram a redução de custos, eficiência energética e melhoria de qualidade industrial com consequente aumento de lucratividade, adotadas pelas empresas Coca-Cola, Bunge, Hyundai, Grupo Petrópolis, Bayer, Klabin e Metalplan.

Venha participar, fazer networking, trocar ideias e se preparar para os desafios do seu dia a dia.

Programa de Palestras

08h30 – Credenciamento

09h00 – Tendências mundiais em eficiência energética

  • Política energética no Brasil e mundial
  • Investimentos em projetos de Eficiência energética
  • Uso sustentável de energia – Conceitos e ações

Alexandre Molina Tessari – Especialista em Matriz Energética do Grupo Petrópolis

Graduado em Engenharia de produção, atuou como gerente Técnico e especialista em energias em diversas empresas do ramo alimentício. Atualmente é responsável por toda a cadeia energética e dos projetos voltados para eficiência energética. Interesse por sistemas inovadores e políticas que sejam voltadas para uma geração, distribuição e consumo de energia mais sustentável para todos.

10h00 – Coffee Break

10h20 – O Universo de Produção Industrial sob a ótica da Gestão da Eficiência Energética

  • O comportamento corporativo industrial x A gestão da eficiência energética
  • Como construir uma sólida Ponte Corporativa de Processo Produtivo com a Engenharia de Gestão Energética
  • Modelos de Integração Produção x Utilidades: Sistemas Industriais de Abastecimento de Utilidades alinhados com Planejamento de Produção

Cesar Henrique dos Santos – Gerente Sr. de Facilities & Utilities, Engenharia Industrial, Energia, Construção e Meio Ambiente da Hyundai Motor Brasil

Engenheiro Mecânico (Universidade Santa Cecília) e Civil (UNESP) com pós-graduação em HVACR (FEI) e Gestão de Negócios (Metodista), 30 anos de carreira no gerenciamento de escopos de infraestrutura industrial, utilidades e energia. Ampla vivência em projeto, engenharia, construção, planejamento, manutenção e operação de plantas industriais, especialmente multinacionais do setor automobilístico: Gerenciamento de Matriz Energética,

Planejamento de Infraestrutura Industrial, Performance Energética de Equipamentos e Instalações de Utilidades, Modernização de Sistemas de Utilidades, Integração do Sistema Produtivo ao Cenário de Eficiência Energética, Eficiência de Sistemas de Refrigeração e Climatização em Ambiente Industrial.

11h20 – Diagnóstico energético – Entender os processos de transformação, consumos e os custos para geração de valor

  • Multidisciplinaridade para entendimento dos processos
  • Além das limitações de informações no mapeamento energético
  • Divisão da gestão para o atingimento de resultados

Roberto Rennó Sinohara da Silva Sousa – Engenheiro de Utilidades e Energia da Coca-Cola FEMSA

Engenheiro eletricista e mestre em produção mecânica com ampla experiência em gestão de energia, CMVP, ISO 50.001, TPM e auditorias energéticas. Atua no ramo de bebidas há 8 anos tendo passado pelos setores corporativos de utilidades, manutenção de subestações e gestão energética. Atualmente é o responsável pela gestão energética de 10 plantas da Coca-Cola FEMSA incluindo energia elétrica e térmica sob as óticas de custo e consumo de energia. Forte conhecimento em linhas de envase, utilidades e processos de produção para conseguir otimizar tanto a geração quanto o consumo de energia térmica e elétrica.

12h20 – Almoço

13h40 – Estratégias para contratação no mercado livre

  • Posicionamento da Bunge no mercado de energia
  • Gestão de riscos de mercado e contraparte

José Piñeiro – Gerente Comercial de Energia da Bunge

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e com pós-graduação em Planejamento e Gestão de Negócios pela FAE Business School, atua no mercado de energia elétrica a mais de 17 anos com passagens por distribuidora, comercializador, consumidor e gerador. Ingressou na Bunge em 2007 na área de Suprimentos com a missão de gerenciar 13 unidades consumidoras no mercado livre de energia elétrica. Em 2010 participou da criação da mesa de eletricidade da Bunge, juntando na mesma área a gestão da compra para atender as unidades consumidoras das unidades de negócio Agribusiness e Food & Ingredients e da venda da energia cogerada pela unidade de negócio Sugar & Bioenergy. Atualmente é responsável por toda a contratação de energia elétrica da Bunge, o que engloba a gestão de 25 unidades consumidoras no mercado livre e 7 unidades cogeradoras nos mercados livre e regulado.

14h40 – Funil Verde – Alavancando cultura e projetos de Eficiência Energética

  • Da adversidade à sustentabilidade: Como em um cenário de crise, surgiu a oportunidade de implementar uma gestão estruturada de projetos de eficiência energética
  • Criando cultura e valorizando resultados: Através da governança do Funil Verde, potencializou-se ideias, transformando-as em ações e projetos, alavancando a cultura de eficiência energética
  • Visão 2022: Autossuficiência em energia elétrica

Rogério Rodrigues Martins – Líder de Confiabilidade & Manutenção da Bayer

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Vale do Paraíba com MBA em Administração de Empresas pela FAAP. Iniciou sua carreira na Monsanto em 1985, como Técnico de E/I, na planta de São José dos Campos-SP e após responsabilidades crescentes na área de Manutenção, ocupou diversos cargos de liderança em áreas de Manufatura neste mesmo site e em Zárate, na Argentina. As responsabilidades ao longo de sua carreira inclui a Gerência de Serviços Técnicos para o site de São José do Campos e também a liderança da organização de Engenharia no Brasil, sendo responsável pela implementação dos principais investimentos de capital em todo o país, nas áreas de produção de sementes e pesquisa e milho. Atualmente na Bayer, após a incorporação da Monsanto pela mesma, lidera a área de confiabilidade e manutenção para os sites da América do Sul, sendo responsável pela visão estratégica e cultura de excelência para as áreas de Manutenção, Facilities e Utilidades, incluindo a gestão de energia elétrica para as operações de Sementes.

15h40 – O papel da ISO-50001 nas decisões empresariais em eficiência energética

  • Principais fatores que determinam o investimento em eficiência energética
  • Razões para tomar a ISO 50001 como padrão de um sistema de gestão de energia
  • O passo a passo da certificação ISO 50001: case de sucesso

Edgard Dutra – Diretor da Metalplan Equipamentos Ltda.

Há 33 anos diretor na Metalplan, primeiro fabricante de compressores do mundo a obter a certificação ISO 50001 (2012). Cursou Física e Letras na Universidade de São Paulo e Marketing na Universidade Anhembi Morumbi. Pós-graduado em Sociopsicologia pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Tem proferido palestras sobre os temas “Eficiência Energética” e “ISO 50001” em eventos promovidos pelo SENAI, FIESP, ABIMAQ, ABRINSTAL, FEIMEC, etc.

16h40 – Coffee Break

17h00 – Gestão de Energia em Fábrica de Celulose

  • ISO 50001 na unidade Puma
  • Benefícios, Desafios e Manutenção da Norma

Kleber Rodrigo Salvador – Coordenador de Utilidades e Energia da Klabin

Engenheiro Especialista Utilidades e Energia(2017 a 2019), Engenheiro Sênior Utilidades e Energia (2015 a 2017), Engenheiro de Produção Pleno Utilidades (2013 a 2015) e Operador Turbo Geradores e Utilidades (2007 a 2013).

18h00 – Encerramento

Informações Importantes:

Data: 19 de Setembro de 2019

Horário: 9h00 às 18h00

Local: Hotel Slaviero Jardins – Alameda Campinas, 1435 – São Paulo, SP.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

Seminário de Gestão de Energia: Eficiência Energética na Indústria com Redução de Custos

Seminário
É fato que a gestão de energia pode prover muita economia e decorrente maior lucratividade à empresa. A implementação de sistema de energia na indústria propicia, sobretudo em tempo de crise, um incrível resultado com redução de custos e de consumo somadas à eficiência energética.
Sob consulta
Solicitar informação

Seminário de Gestão de Energia: Eficiência Energética na Indústria com Redução de Custos

Seminário
É fato que a gestão de energia pode prover muita economia e decorrente maior lucratividade à empresa. A implementação de sistema de energia na indústria propicia, sobretudo em tempo de crise, um incrível resultado com redução de custos e de consumo somadas à eficiência energética.
Sob consulta
Solicitar informação

Curso de Gestão de Bares e Restaurantes

No curso de Gestão de Bares e Restaurantes, você aprenderá como montar e administrar seu próprio negócio, criando um plano de divulgação adequado.

Francês

Curso dinâmico e interativo, com no máximo oito alunos. Conteúdo de acordo com o nível dos alunos.
Sob consulta
Solicitar informação

Como Escrever Bem

O curso desenvolve o aluno para redigir com eficiência textos empresariais e pessoais.

Curso de Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta utilizada para conhecer o perfil dos possíveis clientes de um produto ou serviço. Se você já pensou em abrir um negócio, ou mesmo em melhorar as vendas, a pesquisa de mercado pode ser a solução.

Curso de Relações Públicas

No Curso de Relações Públicas do Cursos 24 Horas, você aprenderá como instituições podem criar imagens positivas a seu respeito contando com a ajuda desta área. Todo órgão público que se preze deve se preocupar com sua imagem.

Dar e Receber Feedback

Difundir conceitos e técnicas para a elaboração do feedback eficaz, de forma a contribuir para o relacionamento interpessoal, facilitar o trabalho em equipe e a comunicação pessoal e profissional.

Português Instrumental

Carga Horária 8 horasObjetivo Desenvolver a competência linguística e argumentativa de modo a estimular a produção de textos claros e competentes.

Desenvolvimento de Líderes

Desenvolver conhecimentos, competências e habilidades de forma a aumentar a autoconfiança e autoestima dos participantes para atuarem na liderança e melhorar os resultados esperados de seu desempenho e satisfação da equipe como um todo.