Curso de PRIMEIRA GERÊNCIA

Resumo do curso

Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer as funções de gestão em empresas. Os alunos serão capacitados sobre gestão de pessoas e equipes; motivação e liderança; negociação; gestão de negócios; empreendedorismo e sobre os aspectos comportamentais da gestão

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Outras informaçoes

Curso para capacitação de profissionais para a Primeira Gerência Carga Horária 596 hs - Duração entre 5 e 10 meses

Programa completo do curso

Curso Primeira Gerencia

 

Carga Horária: 596 hs

Duração: 10 meses

Autores:  Sandro Morales; João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Patrícia Noll de Matos; Leandro Salenave GonçalvesEunice Nascimento; Carmen Lucia Chaim Mattos; Carlos Pessoa Coelho Junior; Léia Cordeiro; Marilsa de Sá Rodrigues TadeucciValéria Rueda Elias SpersDeise Leia Farias Hofmeister; Ellen Gongora Moreira; Marcos Baptista Lopes Dalmau; André Guimarães; Cícero Marques; Marcelo Piragibe Santiago; Ricardo Blauth; Regis Blauth; Cícero Marques; Érico Oda; Isabel Stepanski ; Maria Eugênia Costa.

 

Objetivo: Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer as funções de gestão em empresas. Os alunos serão capacitados sobre gestão de pessoas e equipes; motivação e liderança; negociação; gestão de negócios; empreendedorismo e sobre os aspectos comportamentais da gestão de pessoas. Curso indicado para pessoas que estão assumindo pela primeira vez cargos em que irão gerir pessoas e equipes ou para quem deseja rever conceitos e aperfeiçoar-se na gestão. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente coorporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia no trabalho, como comportar-se no ambiente de trabalho, Marketing, técnicas de negociação, técnicas de vendas, gestão de pessoas e de equipes, o aspecto comportamental da gestão de pessoas, avaliação de desempenho, incentivos e recompensas, motivação e liderança, planejamento e desenvolvimento de carreira, e empreendedorismo.

 

 

Os Cursos EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 

 

Módulo 1 – 30 dias

 

Princípios de Administração

Autor: João Batista Vieira Bonome
- Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro;
- Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas);
- Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor: Denise Regina Stacheski
Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 2 – 30 dias

 

Comportamento Organizacional

Autor: Eunice Nascimento
- Doutora em Psicologia do Trabalho pela Universidade de Liège na Bélgica;

- Mestre em Administração de Ensino Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);

- Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR);

- Graduada em Psicologia pela UTP;

- Atua como consultora em empresas nacionais, multinacionais, privadas e públicas;

Conteúdo:

:: Tendências nas organizações
:: O ser humano no ambiente de trabalho
:: O processo motivacional
:: O líder como agente de transformação
:: Novos fundamentos do comportamento
:: A percepção e a tomada de decisões
:: O processo de comunicação como diferencial competitivo
:: Grupos e equipes de trabalho
:: As mudanças e a cultura organizacional
:: O conflito e a negociação

Carga Horária: 30 horas

 

Gestão das Funções Organizacionais

Autor: Cícero Marques
Mestrado em Engenharia da Produção - UFSC; Especialização em Marketing - UFPR; Graduação em Administração – Fadeps.
Érico Oda
Mestrado em Administração - UFRGS; Especialização em Engenharia de Produção - UFSC; Especialização em Sistemas de Informações - FAE; Graduação em Administração – FAE.

Conteúdo:

::Administração: definição e contextualização
::Evolução da Administração
::A nova Sociedade do Conhecimento
::O pensamento estratégico
::A Administração estratégica
::Atividades empresariais e especialidades administrativas
::Funções Administrativas: planejar
::Funções Administrativas: organizar
::Funções Administrativas: dirigir/coordenar
::Funções Administrativas: controlar

 Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 3 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor: Patrícia Noll de Matos
- Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha);
- Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
- Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

Marketing Pessoal e Etiqueta

Autor: Carmen Lucia Chaim Mattos
Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

 Conteúdo:

:: Etiqueta;
:: Ética no Trabalho;
:: Relações interpessoais e qualidade de vida no trabalho;
:: Comportamento no local de trabalho;
:: Marketing pessoal: como se relacionar bem no ambiente de trabalho.

 Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 4 – 30 dias

 

Sistemas de Informações Gerenciais
Autor: Leandro Salenave Gonçalves
- Pós-Graduado em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Senac (SENAC/SP);
- Graduado em Tecnologia da Informação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA);
- Professor de disciplinas ligadas à informática e administração de empresas. Consultor de desenvolvimento de portais voltados à educação.

Conteúdo:

:: A empresa como organização
:: Os ambientes organizacionais
:: A economia digital
:: As pressões de economia digital
:: Crimes na era digital
:: Dado, informação e conhecimento
:: Os sistemas de informação
:: Software
:: Software aplicativo
:: Software de sistemas
:: Os processos e as informações
:: A tecnologia da informação
:: Sistema de computadores
:: Tipos de redes de telecomunicações
:: Redes de internet, intranets, extranets e EDI

Carga Horária: 45 horas

 

Temas Avançados em Administração

Autor: Marcelo Piragibe Santiago

-Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

-Especialista em Administração pela FAE Centro Universitário.

-Pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

-Graduado em Economia pela FAE.

-Consultor e Diretor de Empresas.

 Conteúdo:

:: Os modelos de organização do trabalho

:: Perfil do trabalhador

:: Desafios da administração

:: Novos desafios

:: Novos rumos

 Carga Horária: 15 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Gestão de Pessoas

Autor: Léia Cordeiro - Doutora em Marketing e Gestão Empresarial - European University Center for Management Studies (Suíça); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e em Treinamento em Recursos Humanos pela Fae Bussiness School; Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba e em Administração de Empresas pela  Facet.

Conteúdo:

:: Pessoas são Diferentes;
:: Sistema Pessoal;
:: Motivação;
:: Grupos I;
:: Grupos II;
:: Comunicação;
:: Feedback;
:: Gerenciando Conflitos;
:: Liderança I;
:: Liderança II;
:: Inteligência Emocional e Intuitiva;
:: Gerenciamento das Mudanças;
:: Repensando a Organização;
:: Gestão Estratégica de Pessoas I e II;
:: Subsistimas Manutenção.

 Carga Horária: 45 horas

 

Gestão de Pessoas e Equipes

Autor: André Guimarães
- MBA em Gestão de Serviços pelo Ibmec. Graduado em Administração de Empresas pela UERJ;
- Especialista em Strategic Human Resource Management pela Harvard Business School.
Oscar Manuel de Castro Ferreira
- Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP);
- Especialista em Tecnologia da Educação pela University of Washington;
- Especialista em Administração e em Planejamento Estratégico e Marketing de Serviços pela Insead - Fontainebleau;
- Graduado em Direito;
- Graduado em Biblioteconomia.
Conteúdo:

:: Evolução do Pensamento Administrativo e Gestão Estratégica de Pessoas e Equipes
:: Mudanças e Novos Paradigmas
:: A Evolução no Conceito de Gestão de Pessoas e Equipes
:: O Pensamento Estratégico na Gestão de Pessoas e Equipes
:: Políticas e Diretrizes na Gestão de Pessoas e Equipes
:: A Abrangência da Competência Gerencial
:: Exercitando a Comunicação
:: Administrando Relacionamentos
:: Desenvolvendo a Liderança
:: Trabalhando a Motivação

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas

Autor:  Isabel Stepanski ; Maria Eugênia Costa

Conteúdo:

:: A dimensão humana nas organizações;
:: O indivíduo;
:: O indivíduo na organização;
:: Equipes;
:: Produtividade nas equipes;
:: Comunicação;
:: Liderança;
:: Liderança e poder;
:: Negociação;
:: Conflito;
:: O significado no mundo organizacional;
:: Motivação;
 Carga Horária: 36 horas

 

Gestão da Qualidade

Autor: Regis Blauth - Especialista em Marketing pelo Instituto Superior de Pós-graduação (Ispg); Graduado em Engenharia Eletrônica.
                Ricardo Blauth - Especialista em Administração em Telecomunicações pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (Fesp); Graduado em Engenharia Elétrica com Ênfase em Eletrônica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Conteúdo:

::Os Desafios da Moderna Gestão
::Princípios da Excelência
::Definições e Conceitos de Qualidade
::Avaliação Permanente
::A Estatística e a Qualidade
::Ferramentas da Qualidade I
::Ferramentas da Qualidade II
::Ferramentas da Qualidade III
::Ferramentas da Qualidade IV
::Avaliação Permanente de Resultados
::Método da Qualidade
::Gerenciamento de Processos
::Agentes de Transformação
::Motivação: o Diferencial para a Qualidade
::Colocando em Marcha a Gestão da Qualidade
::Modelos de Gestão para a Excelência

Carga Horária: 48 horas

 

 

Módulo 7 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior
- Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG;
- Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC;
- Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Gestão da Informação

Autor: Cícero Marques - Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Especialista em Processamento de Dados pelas Faculdades SPEI. Bacharel em Administração pela Fadeps.
                Érico Oda - Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);  Pós-Graduado em Engenharia da Produção pela UFSC; Especialista em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFAE); Graduado em Administração pelo UNIFAE. Graduado em Engenharia Civil pela UFPR.

Conteúdo:

:: A economia digital
:: O sistema empresa
:: Conceitos gerais de sistemas de informação gerencial
:: As tecnologias básicas dos sistemas de informação gerencial
:: Planejamento estratégico de SIGs e Tis nas empresas
:: Funções empresariais e sistemas de informação
:: Projeto e especificação de SIGs
:: Administrando informação e conhecimento
:: A segurança de informações
:: Sistemas de apoio à decisão: Business Intelligence
:: Questões éticas e sociais em sistemas de informação
:: Tecnologias emergentes e as aplicações empresariais

Carga Horária: 36 horas

 

 

Módulo 8 – 30 dias

 

Avaliação de Desempenho

Autores: Marcos Baptista Lopes Dalmau
- Doutor e Mestre na área de Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

- Graduado em Administração pela UFSC;

- Atualmente é professor do curso de Administração na UFSC, avaliador do MEC, membro do Conselho Editorial de Revistas Científicas e artigos encaminhados a eventos nacionais e internacionais.
Kelly Cristina Benetti
- Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

- Graduada em Ciências da Administração pela UFSC;

- Atualmente é professora substituta da UFSC e pesquisadora do Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária (INPEAUUFSC).

Conteúdo:

 :: Em que consiste avaliar
:: Padrões de desempenho no cargo
:: Políticas e procedimentos
:: Tipos de avaliação
:: Modelos de avaliação de desempenho
:: Criação e implantação do método 360º
:: Relações de feedback
:: Treinamento e desenvolvimento do processo comunicacional
:: Falhas mais comuns na avaliação de desempenho
:: Implantação da avaliação de desempenho

Carga Horária: 30 horas

 

Incentivos e Recompensas

Autor: Ellen Gongora Moreira
Mestre em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (Isae). Especialista em Psicoterapia na Análise do Comportamento pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Psicologia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (Cesulon). Atua como consultora em diversas empresas e também como docente
em cursos de graduação e pós-graduação.

Conteúdo:

:: Recompensas, incentivos e punições no ambiente de trabalho
:: O caráter multivariado das recompensas e incentivos
:: Métodos de remuneração
:: Salário indireto: benefícios e planos flexíveis
:: Planos de incentivo

Carga Horária: 15 horas

 

 

Módulo 9 – 30 dias

 

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci
- Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;
- Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas

 

Planejamento e Desenvolvimento de Carreira

Autor: Deise Leia Farias Hofmeister
- Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP);
- Graduada em Pedagogia com Concentração em Magistério e Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (UFPR);
- Atua como professora do Grupo Opet, nas disciplinas de Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Fundamentos de Gestão, Gestão de Pessoas, Técnicas de Negociação e Marketing Pessoal. Atua como instrutora de treinamento e desenvolvimento.

Conteúdo:

:: Conceito de planejamento e desenvolvimento de carreira
:: Objetivos do planejamento de carreira
:: Planejamento de carreira
:: Ascensão e sucesso profissional
:: Programação de carreiras

Carga Horária: 15 horas

 

 

Módulo 10 – 30 dias

 

Tópicos Gerenciais Contemporâneos

Autor: Valéria Rueda Elias Spers           
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Especialista em Administração pela Universidade São Judas Tadeu.
Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano. 

Conteúdo:

:: Princípios de gestão                       
:: Sistemas organizacionais contemporâneos                       
:: O ciclo de vida das organizações e suas etapas                       
:: As alianças estratégicas e redes de empresas                       
:: Empreendedorismo: franquias e licenciamento                       
:: Benchmarking e suas etapas                       
:: Aplicações e processos de avaliação de desempenho                       
:: Fundamentos de indicadores de desempenho e suas aplicações                       
:: Empowerment fundamentos e aplicações                       
:: Gestão do conhecimento como instrumento de desenvolvimento organizacional

Carga Horária: 30 horas

 

Empreendedorismo

Autor:  Sandro Morales
- Doutor em Administração - UFSC;
- Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri;
- Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas

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