Curso de GESTÃO ESCOLAR

Resumo do curso

Na área educacional é muito importante desenvolver uma ótima administração escolar, para que o planejamento e a execução dos trabalhos sejam de qualidade. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Gestão Educacional, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja atuar na área

Outras informaçoes

DuraçãoO curso de Gestão Educacional tem carga horária de 105 horas e deve ser concluído em 60 dias. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

Programa completo do curso

GESTÃO EDUCACIONAL

 

 
  • OBJETIVO

    Na área educacional é muito importante desenvolver uma ótima administração escolar, para que o planejamento e a execução dos trabalhos sejam de qualidade. Pelo ensino a distância você poderá fazer o curso de Gestão Educacional, que abrirá novos horizontes profissionais para quem deseja atuar na área de supervisão educacional ou como gestor escolar em colégios e universidades, através da abordagem de temas como o planejamento institucional, a organização e estruturação da escola, entre outros assuntos relevantes. Neste curso online você pode estudar em casa por um material de qualidade, obter o seu certificado e uma melhor colocação profissional em pouco tempo.

    Carga Horária: 105 horas 

 

Conteúdo:

Princípios e Métodos de Gestão Escolar Integrada
:: Teorias da administração aplicadas à gestão escolar (parte 1)
:: Teorias da administração aplicadas à gestão escolar (parte 2)
:: A escola como instituição aprendente: a busca da qualidade da educação
:: Mudança institucional
:: Teorias psicológicas aplicadas à gestão escolar: behaviorismo, teoria de campo e psicanálise
:: Liderança, recursos humanos e gestão escolar
:: Motivação na instituição escolar
:: Autoridade e poder do gestor escolar
:: Gestão escolar: consenso e conflito - a complexidade dos processos grupais
:: Gestão e autonomia da escola
:: Gestão escolar e políticas de educação
:: A complexidade da gestão da sala de aula
:: Formação do educador/ formação do gestor (parte 1)
:: Formação do educador/ formação do gestor (parte 2)
:: Ação gestora na educação infantil e ensino fundamental
:: Ação gestora no ensino médio
:: Efeitos negativos da ação gestora: estresse e burnout
:: A gestão colegiada e seus efeitos na escola
:: Formação e atuação da equipe técnico-pedagógica da escola
:: A coordenação da avaliação institucional da escola como atribuição do gestor

Princípios e Métodos de Supervisão e Orientação Educacional
:: Evolução histórica da supervisão educacional
:: Ação supervisora e tendências pedagógicas
:: A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola
:: Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar
:: A supervisão educacional e a construção da prática transformadora
:: Origem e evolução histórica da orientação educacional
:: Ação orientadora e seus períodos de evolução histórica na educação brasileira
:: A orientação educacional e os valores no desenvolvimento institucional da escola
:: Ação da orientação educacional e a dinâmica do cotidiano escolar
:: Orientação profissional: uma proposta de escolha
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 1º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 2º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 3º desafio
:: Ação conjunta do supervisor e do orientador educacional: quatro desafios – 4º desafio
:: O diálogo entre as ações específicas e conjuntas do supervisor e do orientador educacional na escola

 

Duração:

O curso de Gestão Educacional tem carga horária de 105 horas e deve ser concluído em 60 dias. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

 

Material Didático – Autor:

Eloiza da Silva Gomes de Oliveira
- Doutora em Educação - UFRj;
- Mestre em Psicologia Escolar - UGF;
- Especialista em Gestão Escolar - ASOEC;
- Graduada em Psicologia - UERJ;
- Graduada em Pedagogia - SUAM.
 

Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun
- Doutora em Filosofia - UGF;
- Mestre em Educação - Fundação Getúlio Vargas;
- Graduada em Pedagogia - PUC-RJ.

 

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.

 

Avaliação:

 

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pós Graduação
Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que favoreçam o desenvolvimento das competências profissionais do professor, levando-o a atender ao princípio do “alfabetizar letrando”.
Sob consulta
Solicitar informação

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pós Graduação
Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que favoreçam o desenvolvimento das competências profissionais do professor, levando-o a atender ao princípio do “alfabetizar letrando”.
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

GESTÃO DE SECRETARIA ESCOLAR

Pós Graduação
Geral: • Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional da gestão e secretariado escolar, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos para tal; • Apresentar técnicas que qualifiquem profissionais da área, desenvolvendo ações para acompan
Sob consulta
Solicitar informação

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Pós Graduação
Conhecer os pressupostos, ferramentas e aplicabilidade da pedagogia no contexto empresarial, possibilitando aos participantes o acesso a este nicho de mercado, para os que pretendem migrar para esta área ou aceleração do desenvolvimento, aos que nela já se encontram; • Preparar o profissional pa
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação