Curso de Formação Supervisor de Produção

Resumo do curso

Formação é composta de 15 cursos, e vai compreender e manejar os princípios da Gestão da Produção, assim como também começar a pensar na Gestão da Qualidade dentro da sua Empresa e conduzir atividades da Produção.

Vídeo informativo

Outras informaçoes

Prazo e Funcionamento de cada curso é de 6 meses.br Os nossos cursos on-line são compostos de material escrito e aulas gravadas. Cada aluno poderá imprimir eou baixar o material escrito para seu PC. As aulas gravadas só poderão ser vistas pelo site.

Programa completo do curso

Esta Formação é composta por 15 cursos:
PCP – Planejamento e Controle da Produção

Módulo I - O que é estatística; Conceitos básicos de estatística. (Estatística Descritiva, Estatística Indutiva, População, Amostra, Amostragem, Variáveis); Arredondamento de valores; Introdução à Distribuição de Frequências.
Módulo II -  Representação de tabelas e gráficos; Conceitos de Distribuição de Frequências; Formas de apresentação de dados estatísticos; Elaboração de tabelas e gráficos de distribuição de frequências; Medidas de posição
Módulo III - Medidas de dispersão (Amplitude, Média, Desvio médio, Variância, Desvio padrão.); Probabilidades

Indicadores de Desempenho

Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.

Métodos Estatísticos para Produção

Módulo I - O que você aprenderá neste curso; Compreender o que é estatística - (Conhecer conceitos básicos de estatística / Estatística Descritiva / Estatística Indutiva / População / Amostra / Amostragem / Variáveis); Arredondamento de valores; Introdução à Distribuição de Frequências.

Sistemas de Produção

Módulo I - Introdução aos Sistemas de Produção / Evolução dos sistemas de produção / Conceito de sistemas / Tipos de produtos. Módulo II - Modelos de empresas / Classificação dos Sistemas de Produção e seus layouts.

Kaizen

Módulo I: Objetivos do curso, O Sistema Toyota de Produção, O que é Kaizen, Os 3M's, Melhorias sem padrão x Kaizen, Motivos do insucesso no Kaizen e a administração, o Guarda Chuva Kaizen, Kaizen x Kaikaku, A sinergia Kaikaku / Kaizen, 7 Condições essenciais na implantação do Kaizen, A verdadeira mentalidade Kaizen, Mini Kaizen (Quick And Easy Kaizen), O Kaizen Blitz e suas limitações, Os programas de sugestão para o Kaizen, Cuidados para os programas de sugestão, Os círculos de Kaizen. Módulo II: Etapas para montagem de um trabalho Kaizen. Módulo III: Estudos de caso aplicados ao Kaizen. Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.

TPM – Manutenção Produtiva Total

Módulo I: TPM – Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total). TPM – Manutenção Produtiva Total. Conceitos de TPM (princípios, benefícios, comunicação, perdas, envolvimento, habilidades em equipe dos operadores) e, também, a ligação do TPM com a ISO/TS 16949). Módulo II: Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia TPM. Módulo III: Os sete passos operacionais, para a implantação eficaz do TPM, com ganhos de resultados para a organização. Módulo IV: Auto gerenciamento do TPM e, também, Métodos de Solução de Problemas. Módulo V: Técnicas de Troca Rápida de Ferramenta (SMED) e de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), partes integrantes do TPM. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de TPM – Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).

Liderança de Sucesso

Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder. Arquivos extras: Slides do curso de Liderança de Sucesso.

Gerenciamento de Tempo

Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos; Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião; Atendimento / entrevistas; Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo III: O computador como aliado; O e-mail; Redes de relacionamento; Sugestões para melhor administração do tempo pessoal; Administração do tempo – quem pode ajudar? Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais; Levantamento e priorização das tarefas diárias; Como escolher a sua agenda; Tempo pessoal uma nova dimensão; É preciso dizer não; Tempo ganho – o que fazer? Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.

Interpretação da Norma NBR ISO 9001:2015
Módulo I - Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL – Estrutura macro, ISO 9001– Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II - Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III - 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte. Módulo IV - 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V - 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI - 10. Melhoria. Arquivos Extras - ISO 9001:2015 - tradução livre em português; PAS 99 2012 e Anexo SL
Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001:2015

Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 – Escopo. 2 – Referências normativas. 3 – Termos e definições. 4 – Princípios de auditoria. Exercícios. Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 – Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios. Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 – Executando uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 – Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor da Qualidade. 

 Estudos de caso usando as normas NBR ISO 9001:2015 e NBR ISO 19011:2012.
5S – Housekeeping

Módulo I: A origem dos 5S. O que é o programa 5S. Objetivos. Seiri / Organização. Seiton / Ordenação. Exercícios. Módulo II: Seiso / Limpeza. Seiketsu / Asseio. Shitsuke / Disciplina. O Sext S – Setsuyaku / Economia. Os cinco S no dia a dia e seus benefícios. Exercícios. Módulo III: Indícios de 5S. Etapas para implantação dos 5S. Exercícios. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S. Estudo de caso; Exercícios.

7 Ferramentas do Controle da Qualidade

Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas da qualidade: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ª ferramenta da qualidade: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª ferramenta da qualidade: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ª ferramenta da qualidade: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Pareto. 5ª ferramenta da qualidade: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Dispersão. 7ª ferramenta da qualidade: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas da qualidade básicas. Exercícios.

Custos da qualidade

Módulo I: Custos da Qualidade. 1) Introdução a custos da qualidade; 2) Definição dos custos da qualidade; 2.1) Custos da prevenção; 2.2) Custos da avaliação; 2.3) Custos das falhas internas; 2.4) Custos das falhas externas; 2.5) Exemplo: os quatro custos da qualidade. Módulo II: 3) Exemplo: fábrica de parafusos; 3.1) Exemplo: os custos da qualidade na fábrica de parafusos. Módulo III: 4) A importância de conhecer os custos da qualidade; 4.1) Como medir os custos da qualidade; 5) Os objetivos de um sistema de custos da qualidade; 6) Sistema de custos da qualidade; 6.1) Elaborar um sistema de custos da qualidade; 6.2) Como calcular os custos da qualidade; 6.3) Definir processos críticos para análise. Módulo IV: 7) Plano de contas - elaboração; 7.1) Como medir os custos da qualidade?; 7.2) Plano de contas: custos da qualidade; 7.2.1) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos da prevenção; 7.2.2) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos da avaliação; 7.2.3) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos das falhas internas; 7.2.4) Plano de contas: custos da qualidade; Centro de custo: custos das falhas externas; 8) Conclusão. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de Custos da Qualidade.

8D

Módulo I: O que é 8D?, Quando se deve utilizar a metodologia 8D?, Fatores que podem provocar uma análise 8D, As vantagens do trabalho em equipe no 8D, Os cuidados no trabalho em equipe no 8D, Razões que podem conduzir ao insucesso no 8D, O Fluxograma esquemático no 8D, As disciplinas do 8D. Módulo II: Estudos de casos. Arquivos Extras: Slides do treinamento e material complementar.

NR 5 – Formação de Cipeiros

Módulo I - CIPA - NR5 - Formação de Cipeiros - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios. Módulo II Introdução; Conceitos; Significado da CIPA; Acidentes e doenças do trabalho; Reflexão sobre 11 de setembro; Acidentes do trabalho; Catástrofes em doses homeopáticas. Exercícios. Módulo III NR5 – Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 – Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. Exercícios. Módulo IV Princípios de higiene do trabalho e de medidas de controle e risco; Proteção individual; NR6; Equipamentos de proteção; Noções sobre acidentes e doenças do trabalho na empresa; Portaria 25; Riscos físicos; Limites de tolerância (ruído); O EPI; Vibrações; Radiações. Exercícios. Módulo V Riscos ergonômicos. Exercícios. Módulo VI Iluminação; Riscos de acidentes; Verificação de segurança; Conclusão; Plano de ação; Ciclo da verificação de segurança; Processo de trabalho. Exercícios. Módulo VII Mapeamento de risco; Etapas de elaboração; Variações do mapa; Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças no trabalho; Conceitos; Causas; Condição insegura. Exercícios. Módulo VIII Investigação e análise de acidentes; Passos a serem seguidos; Causas e consequências de acidentes; Medidas preventivas; Estatísticas; Taxa de frequência. Exercícios. Módulo IX AIDS e medidas de prevenção; Convivência com portadores do HIV; Acidentes e contaminação; Como inativar o vírus da AIDS; Transmissão ocupacional da doença. Exercícios.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

Curso Técnico de Edificações

Curso Técnico
O Curso Técnico de Edificações tem por objetivo preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adot
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Gerenciamento de Projetos

O curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project foi desenvolvido pensando nas reais necessidades do aluno que tem como objetivo compreender as práticas de gestão de projetos e técnicas de liderança. Além disso, o aluno aprenderá a utilizar uma valiosa ferramenta para gestão de projetos: o MS Pro
Sob consulta
Solicitar informação

MCSA Web Applications Developer ACELERADO

É a Formação MCSA WEB Applications Microsoft, porém num ritmo acelerado, com conteúdo customizado, condensado num curso único.Totalmente sequencial, sem intervalos, com uma dinâmica diferenciada onde o foco é o aprendizado em Desenvolvimento de Aplicações para WEB.
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico Pleno em Eletrotécnica

Curso Técnico
O curso Técnico Pleno em Eletrotécnica possui um programa acadêmico inovador com disciplinas que intercalam a teoria e a prática, qualificando o aluno para o mercado de trabalho. Este curso é autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da portaria Nº
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Curso Técnico
O curso tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, atuando em empresas pú
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico em Eletrônica

Curso Técnico
O egresso do Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica EAD é o profissional que pode atuar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de desempenho, etc. Sempre com o intuito de gerar valor para a empresa, colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso. Entre as at
Sob consulta
Solicitar informação

MCSA Windows 2016 Server ACELERADO

É a Formação MCSA Windows Server 2016 porém num ritmo acelerado, com conteúdo customizado, condensado num curso único.Totalmente sequencial, sem intervalos entre os módulos, com uma dinâmica diferenciada onde o foco é o aprendizado e administração de Servidores e Redes Windows.
Sob consulta
Solicitar informação

Powershell 10961 - Automatização com Windows Powershell

Aprenda como com o Windows PowerShell 4.0, você pode remotamente gerenciar vários servidores baseados em Windows e automatizar tarefas de gestão e administração do dia-a-dia.
Sob consulta
Solicitar informação

C 20483 - Programação em C ACELERADO

Ensina os desenvolvedores as habilidades de programação que são necessárias para os desenvolvedores a criar aplicativos do Windows usando a linguagem c.Tem 40hs de duração e no formato Acelerado é ministrado em 20 horas sem redução de conteúdo
Sob consulta
Solicitar informação

ELETRICISTA

Curso Profissionalizante
A Escola (IEC DE SUZANO) dispõe de Instrutores altamente qualificados, com formações acadêmicas excelentes. Desta forma, o aluno tem ao seu alcance cursos de formação profissionais dinâmicos e com atividades teóricas e práticas com cursos com 40 hs, sendo 24 presenciais e 16 hs em trabalhos.