Curso de Formação Implantação de Mapeamento e Modelagem de Processos na Prática

Resumo do curso

Esta Formação é composto por 5 treinamentos e visa à capacitação profissional para o desenvolvimento de competências relativas à Gestão dos Processos, Mapear e Modelar seus Processos e gerenciar e controlar os principais processos.

Vídeo informativo

Outras informaçoes

Prazo e Funcionamento de cada curso é de 6 meses. Os nossos cursos on-line são compostos de material escrito e aulas gravadas. Cada aluno poderá imprimir eou baixar o material escrito para seu PC. As aulas gravadas só poderão ser vistas pelo site.

Programa completo do curso

Conteúdo programático dos 5 treinamentos:

1 - Implantação de Mapeamento e Modelagem de Processos na Prática
Módulo I
Módulo introdutório
Módulo II
Decisão e Planejamento, Introdução ao BPM e Gestão de Processos, O Escritório de Processos, O Gestor de Processos, Metodologia do projeto BPM, Avaliação do contexto do negócio, Identificar os produtos da organização, Hierarquia dos processos, Macro Processo, Ferramenta fluxograma para mapeamento de processos, Definir os Macros Processos, Identificar os processos da organização e tarefas.
Módulo III
Elaborar mapa preliminar, Relembrar principais atributos do processo, Identificar e definir o dono do processo, Identificar o objetivo do processo, Iniciar o Bizagi, Identificar as Entradas do Processo, Identificar os Fornecedores do Processo,Identificar as Saídas do Processo, Identificar os Clientes do Processo, Determinar os Limites do Processo e tarefas.
Módulo IV
O que é Mapeamento de Processos, Iniciar Mapeamento dos Processos, Identificar os Recursos Humanos do processo – Papéis e Responsabilidades, Definir as atividades do processo (O que fazer e como fazer, Eventos Intermediários, Conectores, Artefatos/Objetos e Subprocessos), Identificar os riscos do processo e seus controles para mitigá-los, Identificar os Recursos Tecnológicos que dão apoio ao processo, Controlar os registros do processo e Tarefa (Mapear os processos da sua organização).
Módulo V
Monitorar o tempo de realização – Atividade, processo e/ou ciclo total, Medição e Monitoramento de Processos de Negócio, Definir indicadores de desempenho para monitorar o processo e/ou produto final e buscar a satisfação dos clientes, Validar os indicadores de desempenho junto aos clientes internos, Preencher plano de ação para alcance dos indicadores de desempenho, Interface do processo: Dono do processo discutir seu processo com os donos de outros processos, Identificar melhorias necessárias ao processo, Monitorar os indicadores e tomar ação em função dos resultados e tarefas.
Módulo VI
Validar e/ou aprovar os processos – Diretoria, Publicar e/ou exportar o processo mapeado na WEB/Intranet, Informatizar e/ou automatizar processos, Treinar os envolvidos nos processos, Identificar melhorias necessárias ao processo, Consensar melhorias a serem aplicadas ao processo e tarefas.
Módulo VII
Monitorar desempenho do processo, Tomar ações corretivas e bloqueio das anomalias em função dos resultados, Implementar sistemática de auditoria interna na gestão por processos e tarefas.
Arquivos Extras
Slides do Curso Implantação de Mapeamento e Modelagem de Processos na Prática e exemplos de documentos a serem utilizados na implementação.

2 - Mapeamento de Processos (BPM – Business Process Management)
Módulo I
BPM – Mapeamento e Modelagem de Processos – Business Process Management (Metodologia BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício.
Módulo II
Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de representação de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício
Módulo III
Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício.
Módulo IV
Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício.
Módulo V
Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício.
Módulo VI
Desenvolvimento do projeto com foco no negócio – BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho – EPMA. Exercício.

Prova no final do treinamento

Arquivos Extras
Slides do Curso On-line de BPM – Mapeamento e Modelagem de Processos – Business Process Management (Metodologia BPM).

3 - BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN
Módulo I
BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN. Business Process Management (BPM). Introdução ao BPM e Programa de certificação do OMG. Visão geral do BPM, principais elementos e razões para adotá-lo. Apresentação do programa de certificação OMG Certified Expert in BPM e outras certificações relacionadas com o tema deste curso. Exercício.
Módulo II
Metas e Objetivos de Negócio. Principais funções de uma empresa, habilidades necessárias para os gestores, conceitos relacionados à gestão de operações e análises financeiras, visão geral do processo de planejamento estratégico e relacionamento com marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Neste módulo será realizado um exercício de elaboração de Cadeia de Valor. Exercício.
Módulo III
Conceitos e Fundamentos do Processo de Negócio. Conceitos de processos, elementos de um processo, características de processos, tipos de processos, descoberta e modelagem de processos de negócio, As-Is vs. To-Be, níveis de modelagem de processos de negócio, visão geral de notações, o que identificar na descoberta de processos, abordagens para a descoberta de processos, quais ferramentas utilizar no suporte à modelagem de processos. Durante este módulo serão realizados exercícios práticos de modelagem de processos AS-IS e TO-BE. Exercício
Módulo IV
Fundamentos do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Contexto histórico do gerenciamento de processos, principais ondas, estilos de gerenciamento de processos (BPR, TQM, Seis Sigma e BPM), princípios e práticas do BPM, organização funcional vs. centrada em processos, papel do dono de processos, papéis e responsabilidades dos stakeholders, tecnologias para gerenciamento de processos (BPMS, SOA). Exercício.
Módulo V
Modelagem de Negócio. Elementos do modelo motivacional de negócio: visão, metas e objetivos de negócio, meios e fins, aspectos da modelagem de negócio. Exercício.
Módulo VI
Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Noções básicas da BPMN, elementos de diagrama da BPMN, fluxo de controle e fluxo de mensagem, atividades e decomposição, eventos, gateways, objetos de dados, artefatos, associações, agrupamento de elementos de um modelo, diferença entre fluxo sequencial e paralelo. Durante este módulo serão realizados vários exercícios para ajudar você a aplicar os elementos gráficos da BPMN usando o software Bizagi® como apoio. Observação: Será usado com base a especificação BPMN 1.1 que é a versão utilizada no exame do OMG. Exercício.
Módulo VII
Habilidades de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Tipos de modelos BPMN, atividades e subprocessos, lógica dos gateways, OR vs. AND vs. XOR, eventos de início e fim e timers (tipos de eventos intermediários simples). Exercício.
Módulo VIII
Frameworks e modelos para processos, qualidade, governança e métricas. Visão geral de frameworks de referência: Framework de Classificação de Processos da APQC, SCOR, Value Chain ReferenceModel (VRM), Business ProcessMaturityModel (BPMM), Seis Sigma, Balanced Scorecard e COBIT; regulamentos Basiléia II e Sarbanes-Oxley. Exercício.
Módulo IX
Orientações para o exame. Passos para agendar o exame na VUE e dicas de estudo. Exercício.
Arquivos Extras
Slides do Curso On-line de BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN.

4 - BPM – Gestão de Negócios por Processos – Business Process Management (Metodologia BPM)
Módulo I
BPM – Gestão de Negócios por Processos – Business Process Management (Metodologia BPM). Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização.
Módulo II
Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos.
Módulo III
Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos.
Módulo IV
Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.
Arquivos Extras
Slides do Curso On-line de BPM – Gestão de Negócios por Processos – Business Process Management (Metodologia BPM).

5 - KPI – Indicadores de Desempenho – Key Performance Indicators
Módulo I
KPI – Indicadores de Desempenho – Key Performance Indicators. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métricadeveser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely.
Módulo II
Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício.
Módulo III
Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação.
Módulo IV
Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.

Prova no final do treinamento

Arquivos Extras
CPM – Management byMeasurement; F Franceschini, M Galetto& D Maisano (Springer) – 2007 – PDF;KPI Report for The Minister for Construction – PDF;WebAnalytics Key MetricsandKPIs – PDF;Dez Características de um Bom KPI – PDF;Generic R&D LogicModelsSuggest Key Performance Indicators – PDF;Slides do Curso On-line de KPI – Indicadores de Desempenho – Key Performance Indicators.

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