Curso de Formação Analista de Processos e de Negócios 2015

Resumo do curso

Neste curso composto por 13 treinamentos, visa à capacitação para o papel de Analista, ensinado como analisar, mapear, modelar, medir, implantar e acompanhar processos para a qualidade na organização, implantação de sistemas de TI e etc.

Vídeo informativo

Outras informaçoes

Acesso de 6 meses para cada treinamento.br Os nossos cursos on-line são compostos de material escrito e aulas gravadas. Cada aluno poderá imprimir eou baixar o material escrito para seu PC. As aulas gravadas só poderão ser vistos pelo site.

Programa completo do curso

Conteúdo Programático dos 13 treinamentos:

1 - Mapeamento de Processos (BPM – Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio – BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho – EPMA. Exercício. 

2 - Gestão de Processos
Módulo I: Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização. Módulo II: Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos. Módulo III: Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos. Módulo IV: Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.

3 - Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.

4 - Balanced Scorecard
Módulo I: Conceitos: estratégia, planejamento estratégico, competitividade, Balanced Scorecard (BSC). Exercícios. Módulo II: Origem do BSC. Desdobramento do BSC. Estrutura e processo de criação do BSC. Gestão estratégica. Exercícios. Módulo III: Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico. Criação de missão, valores e visão. Exercícios. Módulo IV: Análise de macro e microambientes. Desenvolvimento de macro-objetivos. Exercícios. Módulo V: Implementação do BSC para um negócio específico. Definição de objetivos. Apresentação de casos reais. Exercícios. Módulo VI: O Balanced Scorecard pessoal, detalhamento do desenvolvimento de objetivos e metas para o BSC. Exercícios. Módulo VII: Funcionamento de uma organização focada em estratégia. Integração do BSC da organização com o BSC corporativo. Como tornar a estratégia em um processo contínuo. Exemplo de casos reais. Exercícios.

5 -  Gestão de Projetos
Módulo I: Gestão de Projetos. Introdução ao gerenciamento de projetos: conceitos, histórico, instituições relacionadas, porque os projetos falham, papel do gerente de projetos, influência dos stakeholders. Módulo II: Estruturas organizacionais e suas influências no ambiente do projeto. Módulo III: Ciclo de vida do projeto e visão geral dos processos do PMBoK®. Módulo IV: Seleção de projetos, iniciando o projeto, termo de abertura de projeto, identificação de stakeholders, gestão de mudança organizacional. Módulo V: Planejamento do projeto, escopo, criação de EAP, estimativas de tempo, caminho crítico, desenvolvimento do cronograma, uso do WBS Chart Pro e MS Project, orçamento, plano de comunicações, conceitos de qualidade, gerenciamento de riscos e aquisições. Módulo VI: Execução de um projeto, gestão de conflitos, desenvolvimento da equipe do projeto, gerenciando expectativas dos stakeholders, questões relacionadas à aquisições. Módulo VII: Monitoramento e controle de projeto, análise de valor agregado, controle de mudanças. Módulo VII: Encerramento do projeto ou fase.

6 - CEP Avançado – Controle estatístico de Processos
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição - 2005 .Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade. Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas

7 - 7 Ferramentas da Qualidade
Módulo I: 7 Ferramentas da Qualidade – Controle da Qualidade.Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ª Ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª Ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ª Ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª Ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª Ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª Ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª Ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios.

8 - 6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar. Métricas do 6 sigma: DPU, DPO e DPMO, rendimento – RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos, 7 Ferramentas da Qualidade (curso disponível na área restrita), MSA - Análise do Sistema de Medição, R&R – Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.

9 - Fundamentos do BPM, com notação BPMN
Módulo I: BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN. Business Process Management (BPM). Introdução ao BPM e Programa de certificação do OMG. Visão geral do BPM, principais elementos e razões para adotá-lo. Apresentação do programa de certificação OMG Certified Expert in BPM e outras certificações relacionadas com o tema deste curso. Exercício. Módulo II: Metas e Objetivos de Negócio. Principais funções de uma empresa, habilidades necessárias para os gestores, conceitos relacionados à gestão de operações e análises financeiras, visão geral do processo de planejamento estratégico e relacionamento com marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Neste Módulo será realizado um exercício de elaboração de Cadeia de Valor. Exercício. Módulo III: Conceitos e Fundamentos do Processo de Negócio. Conceitos de processos, elementos de um processo, características de processos, tipos de processos, descoberta e modelagem de processos de negócio, As-Is vs. To-Be, níveis de modelagem de processos de negócio, visão geral de notações, o que identificar na descoberta de processos, abordagens para a descoberta de processos, quais ferramentas utilizar no suporte à modelagem de processos. Durante este Módulo serão realizados exercícios práticos de modelagem de processos AS-IS e TO-BE. Exercício. Módulo IV: Fundamentos do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Contexto histórico do gerenciamento de processos, principais ondas, estilos de gerenciamento de processos (BPR, TQM, Seis Sigma e BPM), princípios e práticas do BPM, organização funcional vs. centrada em processos, papel do dono de processos, papéis e responsabilidades dos stakeholders, tecnologias para gerenciamento de processos (BPMS, SOA). Exercício. Módulo V: Modelagem de Negócio. Elementos do modelo motivacional de negócio: visão, metas e objetivos de negócio, meios e fins, aspectos da modelagem de negócio. Exercício. Módulo VI: Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Noções básicas da BPMN, elementos de diagrama da BPMN, fluxo de controle e fluxo de mensagem, atividades e decomposição, eventos, gateways, objetos de dados, artefatos, associações, agrupamento de elementos de um modelo, diferença entre fluxo sequencial e paralelo. Durante este Módulo serão realizados vários exercícios para ajudar você a aplicar os elementos gráficos da BPMN usando o software Bizagi® como apoio. Observação: Será usado com base a especificação BPMN 1.1 que é a versão utilizada no exame do OMG. Exercício. Módulo VII: Habilidades de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Tipos de modelos BPMN, atividades e subprocessos, lógica dos gateways, OR vs. AND vs. XOR, eventos de início e fim e timers (tipos de eventos intermediários simples). Exercício. Módulo VIII: Frameworks e modelos para processos, qualidade, governança e métricas. Visão geral de frameworks de referência: Framework de Classificação de Processos da APQC, SCOR, Value Chain Reference Model (VRM), Business Process Maturity Model (BPMM), Seis Sigma, Balanced Scorecard e COBIT; regulamentos Basiléia II e Sarbanes-Oxley. Exercício. Módulo IX: Orientações para o exame. Passos para agendar o exame na VUE e dicas de estudo. Exercício.

10 - Liderança de Sucesso
Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder.

11 - Gerenciamento de Tempo
Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos; Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião; Atendimento / entrevistas; Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo III: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais; Levantamento e priorização das tarefas diárias;Como escolher a sua agenda; Tempo pessoal uma nova dimensão; É preciso dizer não; Tempo ganho – o que fazer?.

12 - MASP & PDCA
Módulo I: MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP – Visão Geral. Relação MASP – PDCA. 1ª Etapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios. Arquivos Extras: Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas; Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva; Leitura Sugerida; Material Extra; Slides do curso MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas.

13 - Interpretação da Norma ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL – Estrutura macro, ISO 9001– Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte. Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português; PAS 99 2012; Anexo SL.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

Administração

Graduação
Aprenda como gerenciar um negócio, planejar, executar melhores práticas, além de estruturar uma empresa, graças ao curso EAD de Administração da UNISC.

Curso Assistente Administrativo

Curso
Objetivo Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para que possa exercer a função de Assistente Administrativo. Os alunos serão capacitados para auxiliarem os administradores nas atividades rotineiras, controle e gestão organização de arquivos revisão de documentos e outros
Sob consulta
Promoção de 40% de desconto com o cupom da Infojobs. Utilize o cupom INFOJOBS40 e recebe o desconto
Solicitar informação

Curso Iniciação em Gestão de Projetos

Curso
Preparar o aluno para o mercado de trabalho, capacitando o para participar da gestão de projetos. Os alunos estudarão a administração - teorias e técnicas, como comunicar-se no ambiente corporativo (comunicação e redação de textos no ambiente de trabalho), informática aplicada ao dia a dia , etc
Sob consulta
Promoção de 40% de desconto com o cupom da Infojobs. Utilize o cupom INFOJOBS40 e recebe o desconto
Solicitar informação

Técnico em Administração de empresas - Reconhecido pelo MEC

Conheça a área de Administração de empresas e seus principais componentes como Departamento de pessoal e Recursos humanos, Marketing, Logística, Finanças e Contabilidade e se torne um profissional desejado pelo mercado de trabalho. Aqui você vai aprender em poucos meses como as empresas funcionam e

Formação Administrativa

Curso prepara o jovem para adentrar mercado de trabalho
Sob consulta
Solicitar informação

Administração

Graduação
Aprenda como gerenciar um negócio, planejar, executar melhores práticas, além de estruturar uma empresa, graças ao curso EAD de Administração da UNISC.

Marketing

Graduação
Com o curso moderno, prático e flexível de Marketing da UNISC EAD, você sai com visão de mercado e identifica oportunidades de vendas, no meio digital ou no offline.

Processos Gerenciais

Graduação
O profissional formado em Processos Gerenciais da UNISC EAD aprende a ter habilidades analíticas e estratégicas para gerenciar e liderar grandes empresas.

Logística

Graduação
No curso de Logística UNIS, aprenda sobre o processo de distribuição de mercadorias, compra, armazenamentos e análise com foco em redução de custos.

Curso de Pesquisa de Mercado

A Pesquisa de Mercado é uma ferramenta utilizada para conhecer o perfil dos possíveis clientes de um produto ou serviço. Se você já pensou em abrir um negócio, ou mesmo em melhorar as vendas, a pesquisa de mercado pode ser a solução.