Curso de Formação Analista de Processos e de Negócios 2015

Resumo do curso

Neste curso composto por 13 treinamentos, visa à capacitação para o papel de Analista, ensinado como analisar, mapear, modelar, medir, implantar e acompanhar processos para a qualidade na organização, implantação de sistemas de TI e etc.

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Outras informaçoes

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Programa completo do curso

Conteúdo Programático dos 13 treinamentos:

1 - Mapeamento de Processos (BPM – Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio – BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho – EPMA. Exercício. 

2 - Gestão de Processos
Módulo I: Gestão de Negócios por Processos. Pressões sobre as organizações, processos, sub-processos, macro-processos e rede de processos, comparação entre estrutura por processos e estrutura organizacional, porque gestão por processos, papel da informatização. Módulo II: Processos x Estratégia. Mapeamento, modelagem, documentação, registro e controle dos processos. Gestão estratégica x Gestão empresarial. Ações para controlar os processos. Módulo III: Relação entre os processos e as áreas da empresa, ferramentas para análise dos processos do negócio: fluxogramas funcional e físico, análise de tempos, qualidade, custos e valor agregado, melhoria dos processos. Módulo IV: Gerenciamento: monitoramento dos processos, análise do desempenho dos processos usando cartas de controle, envolvimento da pessoas, processo de mudança, desenvolvimento de novos processos.

3 - Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.

4 - Balanced Scorecard
Módulo I: Conceitos: estratégia, planejamento estratégico, competitividade, Balanced Scorecard (BSC). Exercícios. Módulo II: Origem do BSC. Desdobramento do BSC. Estrutura e processo de criação do BSC. Gestão estratégica. Exercícios. Módulo III: Fluxo de atividades para realização do planejamento estratégico. Criação de missão, valores e visão. Exercícios. Módulo IV: Análise de macro e microambientes. Desenvolvimento de macro-objetivos. Exercícios. Módulo V: Implementação do BSC para um negócio específico. Definição de objetivos. Apresentação de casos reais. Exercícios. Módulo VI: O Balanced Scorecard pessoal, detalhamento do desenvolvimento de objetivos e metas para o BSC. Exercícios. Módulo VII: Funcionamento de uma organização focada em estratégia. Integração do BSC da organização com o BSC corporativo. Como tornar a estratégia em um processo contínuo. Exemplo de casos reais. Exercícios.

5 -  Gestão de Projetos
Módulo I: Gestão de Projetos. Introdução ao gerenciamento de projetos: conceitos, histórico, instituições relacionadas, porque os projetos falham, papel do gerente de projetos, influência dos stakeholders. Módulo II: Estruturas organizacionais e suas influências no ambiente do projeto. Módulo III: Ciclo de vida do projeto e visão geral dos processos do PMBoK®. Módulo IV: Seleção de projetos, iniciando o projeto, termo de abertura de projeto, identificação de stakeholders, gestão de mudança organizacional. Módulo V: Planejamento do projeto, escopo, criação de EAP, estimativas de tempo, caminho crítico, desenvolvimento do cronograma, uso do WBS Chart Pro e MS Project, orçamento, plano de comunicações, conceitos de qualidade, gerenciamento de riscos e aquisições. Módulo VI: Execução de um projeto, gestão de conflitos, desenvolvimento da equipe do projeto, gerenciando expectativas dos stakeholders, questões relacionadas à aquisições. Módulo VII: Monitoramento e controle de projeto, análise de valor agregado, controle de mudanças. Módulo VII: Encerramento do projeto ou fase.

6 - CEP Avançado – Controle estatístico de Processos
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição - 2005 .Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade. Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas

7 - 7 Ferramentas da Qualidade
Módulo I: 7 Ferramentas da Qualidade – Controle da Qualidade.Objetivos do curso. As sete ferramentas: visão geral, conceito de variação, objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade, coleta de dados, 1ª Ferramenta: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª Ferramenta: Diagrama Ishikawa (Espinha-de-Peixe). 3ª Ferramenta: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª Ferramenta: Diagrama de Pareto. 5ª Ferramenta: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª Ferramenta: Diagrama de Dispersão. 7ª Ferramenta: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas básicas. Exercícios.

8 - 6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar. Métricas do 6 sigma: DPU, DPO e DPMO, rendimento – RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos, 7 Ferramentas da Qualidade (curso disponível na área restrita), MSA - Análise do Sistema de Medição, R&R – Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.

9 - Fundamentos do BPM, com notação BPMN
Módulo I: BPM Fundamentos – Business Process Management Notation – Gestão de Processos com Notação BPMN. Business Process Management (BPM). Introdução ao BPM e Programa de certificação do OMG. Visão geral do BPM, principais elementos e razões para adotá-lo. Apresentação do programa de certificação OMG Certified Expert in BPM e outras certificações relacionadas com o tema deste curso. Exercício. Módulo II: Metas e Objetivos de Negócio. Principais funções de uma empresa, habilidades necessárias para os gestores, conceitos relacionados à gestão de operações e análises financeiras, visão geral do processo de planejamento estratégico e relacionamento com marketing, gerenciamento de projetos e recursos humanos. Neste Módulo será realizado um exercício de elaboração de Cadeia de Valor. Exercício. Módulo III: Conceitos e Fundamentos do Processo de Negócio. Conceitos de processos, elementos de um processo, características de processos, tipos de processos, descoberta e modelagem de processos de negócio, As-Is vs. To-Be, níveis de modelagem de processos de negócio, visão geral de notações, o que identificar na descoberta de processos, abordagens para a descoberta de processos, quais ferramentas utilizar no suporte à modelagem de processos. Durante este Módulo serão realizados exercícios práticos de modelagem de processos AS-IS e TO-BE. Exercício. Módulo IV: Fundamentos do Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM). Contexto histórico do gerenciamento de processos, principais ondas, estilos de gerenciamento de processos (BPR, TQM, Seis Sigma e BPM), princípios e práticas do BPM, organização funcional vs. centrada em processos, papel do dono de processos, papéis e responsabilidades dos stakeholders, tecnologias para gerenciamento de processos (BPMS, SOA). Exercício. Módulo V: Modelagem de Negócio. Elementos do modelo motivacional de negócio: visão, metas e objetivos de negócio, meios e fins, aspectos da modelagem de negócio. Exercício. Módulo VI: Conceitos de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Noções básicas da BPMN, elementos de diagrama da BPMN, fluxo de controle e fluxo de mensagem, atividades e decomposição, eventos, gateways, objetos de dados, artefatos, associações, agrupamento de elementos de um modelo, diferença entre fluxo sequencial e paralelo. Durante este Módulo serão realizados vários exercícios para ajudar você a aplicar os elementos gráficos da BPMN usando o software Bizagi® como apoio. Observação: Será usado com base a especificação BPMN 1.1 que é a versão utilizada no exame do OMG. Exercício. Módulo VII: Habilidades de Modelagem de Processo de Negócio com BPMN. Tipos de modelos BPMN, atividades e subprocessos, lógica dos gateways, OR vs. AND vs. XOR, eventos de início e fim e timers (tipos de eventos intermediários simples). Exercício. Módulo VIII: Frameworks e modelos para processos, qualidade, governança e métricas. Visão geral de frameworks de referência: Framework de Classificação de Processos da APQC, SCOR, Value Chain Reference Model (VRM), Business Process Maturity Model (BPMM), Seis Sigma, Balanced Scorecard e COBIT; regulamentos Basiléia II e Sarbanes-Oxley. Exercício. Módulo IX: Orientações para o exame. Passos para agendar o exame na VUE e dicas de estudo. Exercício.

10 - Liderança de Sucesso
Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder.

11 - Gerenciamento de Tempo
Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos; Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião; Atendimento / entrevistas; Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo III: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais; Levantamento e priorização das tarefas diárias;Como escolher a sua agenda; Tempo pessoal uma nova dimensão; É preciso dizer não; Tempo ganho – o que fazer?.

12 - MASP & PDCA
Módulo I: MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas. Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP – Visão Geral. Relação MASP – PDCA. 1ª Etapa: Identificar o problema. Exemplo. Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo com preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S, estudo de caso. Exercícios. Arquivos Extras: Modelo de Relatório de Ações Corretivas ou Preventivas; Modelo de Procedimento para Ação Preventiva ou Corretiva; Leitura Sugerida; Material Extra; Slides do curso MASP & PDCA – Método de Análise e Solução de Problemas.

13 - Interpretação da Norma ISO 9001:2015 – Gestão da Qualidade
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL – Estrutura macro, ISO 9001– Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte. Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português; PAS 99 2012; Anexo SL.

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