Curso de Formação Analista da Qualidade e Processos ISO

Resumo do curso

Esta formação de 16 cursos tem por objetivo o seu desenvolvimento em competências relativas à Gestão da Qualidade e Gestão dos Processos, seus conceitos, ferramentas, técnicas especificas e rotinas para auditoria de acordo com a ISO 9001.

Vídeo informativo

Outras informaçoes

Os nossos cursos on-line são compostos de material escrito e aulas gravadas. Cada aluno poderá imprimir eou baixar o material escrito para seu computador. As aulas gravadas só poderão ser ouvidas pelo nosso site.

Programa completo do curso

Auditoria Interna da Qualidade ISO 9001
Módulo I: Visão geral sobre a norma NBR ISO 19011:2012. Introdução. 1 – Escopo. 2 – Referências normativas. 3 – Termos e definições. 4 – Princípios de auditoria. Exercícios.Módulo II: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 5 – Gerenciando um programa de auditoria. Exercícios.Módulo III: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 6 – Executando uma auditoria. Exercícios. Módulo IV: Interpretação da norma NBR ISO 19011:2012: 7 – Competência e avaliação de auditores. Exercícios. Módulo V: Auditor da Qualidade. Estudos de caso.
Interpretação da Norma ISO 9001:2015
Módulo I: Alinhamento entre as normas, Considerações para a nova versão, Anexo SL – Estrutura macro, ISO 9001– Índice, Mudanças para a versão 2015. Módulo II: Introdução, 1 Escopo, 2 Referências normativas, 3 Termos e definições. Módulo III: 4. Contexto da organização, 5. Liderança, 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade, 7. Suporte.Módulo IV: 8. Operações, 8.1 Planejamento e controle operacional, 8.2 Determinação de requisitos para produtos e serviços, 8.3 Projeto e desenvolvimento de produtos e serviços, 8.4 Controle de produtos e serviços fornecidos externamente, 8.5 Produção e prestação de serviços, 8.6 Lançamento de produtos e serviços, 8.7 Controle de não conformidades na saída de processos, produtos e serviços. Módulo V: 9. Avaliação de desempenho. Módulo VI: 10. Melhoria. Arquivos Extras: ISO 9001:2015 - tradução livre em português; PAS 99 2012; Anexo SL.
7 Ferramentas do Controle da Qualidade
Módulo I: Objetivos do curso. As sete ferramentas da qualidade: Visão Geral. Conceito de variação. Objetivos do uso das sete ferramentas da qualidade. Coleta de dados. 1ª ferramenta da qualidade: Fluxograma. Exercícios. Módulo II: 2ª ferramenta da qualidade: Diagrama Ishikawa (Espinha de Peixe). 3ª ferramenta da qualidade: Folha de Verificação. Exercícios. Módulo III: 4ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Pareto. 5ª ferramenta da qualidade: Histograma. Exercícios. Módulo IV: 6ª ferramenta da qualidade: Diagrama de Dispersão. 7ª ferramenta da qualidade: Cartas de Controle. O uso das sete ferramentas da qualidade básicas. Exercícios.
Mapeamento e Modelagem de Processos e BPM (Business Process Management)
Módulo I: Business Process Management (BPM). Gestão de Negócios por Processos. Visão de processo. Conceitos: mapeamento de processos; modelagem de processos. Os dez passos para mapear e modelar um processo. Exercício. Módulo II: Fluxogramas utilizados para mapeamento e modelagem de processos. Apresentação das principais linguagens de represenção de processos e de como utilizar o software MS Visio para a criação de fluxogramas. Exemplo. Exercício. Módulo III: Processos: foco no cliente. Dificuldades e benefícios em se trabalhar com processos. Necessidade da administração estratégica. Visão empresarial: missão, visão, valores e objetivos. Exercício. Módulo IV: Modelagem de processos. Árvore de processos. Análise e melhoria. Avaliação de desempenho. Balanced Scorecard. Exercício. Módulo V: Planejamento e realização de projeto de mapeamento e modelagem de processos. Responsabilidades. Atividades chaves. Exercício. Módulo VI: Desenvolvimento do projeto com foco no negócio – BPM. Análise e desenvolvimento. Benefícios. Detalhamento da metodologia de modelagem do fluxo de trabalho – EPMA. Exercício.
Indicadores de Desempenho
Módulo I: Indicadores de Desempenho. O que são indicadores de desempenho, por que medir? O que medir? Uma métrica deve ser S.M.A.R.T.: Specific, Measurable, Attainable, Realistic, Timely. Módulo II: Por que indicadores de desempenho. BSC, etapas para implantação de indicadores de desempenho, painel de controle e dificuldades para implantar. Indicadores de desempenho para ISO 9001. Exercício. Módulo III: Tipos de indicadores de desempenho: finanças, recursos humanos, produção, logística, projetos, armazenagem, planejamento etc. Exemplos de aplicação. Módulo IV: Estudo de caso. Identificação de objetivos, métricas e metas. Lições aprendidas. Exercício. Conclusões.
5S – Housekeeping
Módulo I: A origem dos 5S. O que é o programa 5S. Objetivos. Seiri / Organização. Seiton / Ordenação. Exercícios. Módulo II: Seiso / Limpeza. Seiketsu / Asseio. Shitsuke / Disciplina. O Sext S – Setsuyaku / Economia. Os cinco S no dia a dia e seus benefícios. Exercícios. Módulo III: Indícios de 5S. Etapas para implantação dos 5S. Exercícios. Módulo IV: Continuação das etapas para implantação dos 5S. Estudo de caso; Exercícios.
MASP & PDCA
Módulo I: Objetivos do curso. O ciclo PDCA. MASP – Visão Geral. Relação MASP e PDCA. 1ª Etapa: identificar o problema; Exemplo; Exercício. Módulo II: 2ª Etapa: observar o problema. 3ª Etapa: Analisar o problema. 4ª Etapa: plano de ação. 5ª Etapa: agir. Exercício. Módulo III: 6ª Etapa: acompanhar. 7ª Etapa: padronizar. O uso do MASP para ações corretivas. Exemplo: preenchimento de relatório de ação corretiva. Exercício.
6 Sigma
Módulo I: Seis sigma: história, objetivos, o que é, visão geral, por que e onde aplicar, métricas do 6 sigma (DPU, DPO e DPMO). Rendimento – RTY. Exercícios. Módulo II: Metodologia DMAIC para 6 sigma. Exercícios. Módulo III: Trabalho em equipe, liderança, SIPOC, voz do cliente, gestão por processos. Exercícios. Módulo IV: Conceitos estatísticos básicos. 7 Ferramentas da Qualidade. MSA - Análise do Sistema de Medição. R&R – Repetitividade e Reprodutividade. Exercícios. Módulo V: Gestão de projetos. Exercícios.
Liderança de Sucesso
Módulo I: Liderança de Sucesso. Analisar cenários de mudança, identificando alternativas para o crescimento individual e organizacional. Módulo II: Conhecer as crenças e os estilos gerenciais (Teorias de McGregor e Blake-Mouton), analisando seus impactos na força de trabalho. Módulo III: Entender como funcionam os relacionamentos inter-pessoais no trabalho (Janela de Johari), envolvendo superiores, colegas e subordinados. Módulo IV: Conhecer os estilos de motivação para o poder (MacClelland, Hunter) e suas influências no moral das pessoas. Analisar o uso de assertividade, empatia, empowerment e coaching. Módulo V: Conhecer teorias de motivar pessoas (Maslow, Herzberg, Hunter), buscando um maior comprometimento dos subordinados e formando pessoas empreendedoras. Elaborar ações para viabilizar o sucesso de sua participação enquanto líder. Arquivos extras: Slides do curso de Liderança de Sucesso.
Gerenciamento de Tempo
Módulo I: Gerenciamento do Tempo. Ladrões de tempo internos e externos; Você administra bem o seu tempo? Oh, não outra reunião; Atendimento / entrevistas; Como racionalizar o tempo. Módulo II: Como você se comporta ao telefone? Torne seu telefone seu aliado; Seu subordinado economiza ou consome seu tempo? Identifique seu estilo organizacional; Delegação uma auto-análise. Módulo III: O computador como aliado; O e-mail; Redes de relacionamento; Sugestões para melhor administração do tempo pessoal; Administração do tempo – quem pode ajudar? Módulo IV: Definição de objetivos pessoais e profissionais; Levantamento e priorização das tarefas diárias; Como escolher a sua agenda; Tempo pessoal uma nova dimensão; É preciso dizer não; Tempo ganho – o que fazer? Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.
Kaizen
Módulo I: Objetivos do curso, O Sistema Toyota de Produção, O que é Kaizen, Os 3M's, Melhorias sem padrão x Kaizen, Motivos do insucesso no Kaizen e a administração, o Guarda Chuva Kaizen, Kaizen x Kaikaku, A sinergia Kaikaku / Kaizen, 7 Condições essenciais na implantação do Kaizen, A verdadeira mentalidade Kaizen, Mini Kaizen (Quick And Easy Kaizen), O Kaizen Blitz e suas limitações, Os programas de sugestão para o Kaizen, Cuidados para os programas de sugestão, Os círculos de Kaizen. Módulo II: Etapas para montagem de um trabalho Kaizen. Módulo III: Estudos de caso aplicados ao Kaizen. Arquivos Extras: Slides do treinamento e materiais complementares.
8D
Módulo I: O que é 8D?, Quando se deve utilizar a metodologia 8D?, Fatores que podem provocar uma análise 8D, As vantagens do trabalho em equipe no 8D, Os cuidados no trabalho em equipe no 8D, Razões que podem conduzir ao insucesso no 8D, O Fluxograma esquemático no 8D, As disciplinas do 8D. Módulo II: Estudos de casos. Arquivos Extras: Slides do treinamento e material complementar.
TPM – Manutenção Produtiva Total
Módulo I: TPM – Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total). TPM – Manutenção Produtiva Total. Conceitos de TPM (princípios, benefícios, comunicação, perdas, envolvimento, habilidades em equipe dos operadores) e, também, a ligação do TPM com a ISO/TS 16949). Módulo II: Os seis elementos fundamentais que dão amparo à filosofia e à metodologia TPM. Módulo III: Os sete passos operacionais, para a implantação eficaz do TPM, com ganhos de resultados para a organização. Módulo IV: Auto gerenciamento do TPM e, também, Métodos de Solução de Problemas. Módulo V: Técnicas de Troca Rápida de Ferramenta (SMED) e de Manutenção Centrada na Confiabilidade (RCM), partes integrantes do TPM. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de TPM – Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).
CEP – Controle Estatístico de Processos
Módulo I: CEP Avançado Controle Estatístico de Processos 2ª Edição - 2005 .Conceito de Controle Estatístico de Processos (CEP) (princípios, benefícios, envolvimentos, tipos de estudo, habilidades necessárias e planejamento) e seus vínculos com a evolução da qualidade nas empresas (ISO 9001, TS 16949, PPAP e APQP). Módulo II: Práticas de cálculos estatísticos básicos, de uso no CEP. Visão do software Minitab. Módulo III: Cartas de controle para variáveis: construção e interpretação. Estudos de normalidade, estabilidade e capacidade.Módulo IV: Cartas de controle para atributos: construção e interpretação. Estudos de estabilidade e capacidade. Estudo de R&R (MSA). Módulo V: As modificações da 2ª Edição, de julho de 2005, do Manual de Controle Estatístico de Processos da norma ISO/TS 16949. Cartas de controle para condições especiais, construção e interpretação. Módulo VI: Fórmulas, tabelas, testes, desafios e problemas.
SGI – Sistema de Gestão Integrada
Módulo I: SGI – Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000). ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000. Visão geral de sistemas de gestão, o que é tipicamente integrado, visão geral das normas ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001 e SA 8000. Por que integrar os sistemas. Exercícios. Módulo II: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: equipe multidisciplinar, planejamento, processos, legislação, identificação e priorização dos riscos, melhorias, controles, objetivos e metas. Exercícios. Módulo III: Etapas para implantação de um sistema de gestão integrada: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão. Exercícios. Arquivos Extras: Slides do Curso Online de SGI – Sistema de Gestão Integrada (ISO 9001, ISO 14001, OSHAS 18001, SA 8000).

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