Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Resumo do curso

O curso tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, atuando em empresas pú

Programa completo do curso

com o uso de  videoaulas, artigos, textos, apostilas digitais e atividades de fixação e avaliação, que ficam disponíveis 24 horas por dia na plataforma da instituição,  permitindo que o aluno estude conforme sua disponibilidade.

O aluno decide quando está preparado para ser avaliado, agendando as provas nas datas e horários disponibilizados pela unidade remota  mais próxima a ele.

As avaliações de cada curso individual que representa um componente curricular específico do curso referência escolhido, poderão ser realizadas ao término de cada curso  ou ao final de todos os cursos.

As provas são baseadas no conteúdo estudado e nas avaliações virtuais executadas ao término de cada curso individual que representa um componente curricular específico do curso referência escolhido.

Mercado de Trabalho

Curso Técnico de Segurança do Trabalho é um agente de serviço da prevenção de acidentes de trabalho e doença ocupacionais na empresa. Ele supervisiona como os trabalhos são realizados. Cria procedimentos de trabalho. Suas Principais funções no mercado de trabalho são:

• Aplicar as normas de sinalização e segurança nos ambientes de trabalho;
• Elaborar normas e regulamentos de segurança, aplicáveis ao ambiente de trabalho, visando evitar acidentes, doenças ocupacionais e sinistros, sugerindo a adoção do uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e de proteção coletiva (EPC);
• Promover campanhas prelecionistas, visando conscientizar dirigentes e trabalhadores da importância e da necessidade da prevenção de acidentes, doenças laborais e sinistras;
• Coordenar as atividades técnicas de segurança do trabalho, utilizando métodos legais e instrucionais, que objetivem a eliminação ou redução de riscos ambientais e de acidentes, a melhoria do ambiente de trabalho e uma melhor qualidade de vida para o trabalhador;
• Desenvolver programas de treinamento de prevenção de acidentes para membros de CIPA, operários e supervisores, bem como de prevenção e combate a sinistros, mantendo em condição de pronto-emprego uma Brigada de Emergência;
• Avaliar fatores de riscos ambientais (ruído, calor, iluminação, poeiras, gases, dentre outros) propondo medidas de controle;
• Analisar os postos, de trabalho, máquinas, equipamentos e mobiliário, aplicando os princípios de ergonomia, visando o conforto no ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador.

Conteúdo


Módulo 1
Estratégia Profissional  
Redação Técnica e Interpretação de Texto 
Evolução e Psicologia do Trabalho 
Introdução à Segurança do Trabalho, EPI, e Ordem de Serviço   
Legislação, Conceituação e Investigação de AT   
Conceitos e Riscos Ambientais 
CIPA, Mapa de Riscos e Caldeiras   
Máquinas, Eletricidade e Movimentação de Cargas   
Segurança na Construção Civil 
Segurança na Área da Saúde   
Programas de Prevenção Ambiental e Ocupacional
Libras I
Libras II

Módulo 2
Prevenção e Combate e Incêndio
Primeiros Socorros
Desenho Técnico/ AutoCAD
Técnicas de Treinamento/ Microsoft PowerPoint
Segurança de Trânsito
Metodologia e Controle de Perdas
Metodologias de Análise de Riscos
Estatística de Seguranças

Módulo 3
Gestão em Saúde e Segurança I
Gestão em Saúde e Segurança II
Gestão em Trabalho de Grandes Riscos
Atividades e Operações Insalubres e Perigosas
Ergonomia
Políticas e Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho
Gestão Integrada em Saúde e Segurança
Impactos Ambientais

Trabalho de Conclusão de Curso

Duração


Curso Técnico de Segurança do Trabalho possui 1.409 horas de carga horária.

Obs.: O aluno poderá realizar as provas do curso a partir do terceiro mês de estudo.

Requisitos para Matrícula


• Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento
• Comprovante de Residência
• Cópia do RG e do CPF
• Cópia do Título de Eleitor (para maiores de 18 anos)
• Foto 3x4
• Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau)

Obs.: Para inscrição no curso a documentação poderá ser enviada por email, porém, até a conclusão do curso o aluno deverá encaminhar as cópias autenticadas do Histórico Escolar, Certificado de Conclusão do Ensino Médio, RG e CPF.

Instituição Certificadora


Escola Politécnica Brasileirainstituição credenciada junto ao MEC para executar atividades educacionais na modalidade presencial e a distância e, detentora dos direitos deste curso, oferece este curso técnico na modalidade a  distância.
 
Veja abaixo todos os aspectos legais referentes a estes cursos e a Escola Politécnica Brasileira.

• Portarias;

CLIQUE AQUI para ver a relação completa!

Polo Credenciado pelo CEE-SP


Escola Politécnica Brasileira possui sede na cidade de Natal/RN com Polos Credenciados em Assu/RN e São Paulo/SP, sendo este o primeiro polo credenciado ao CEE-SP, pelo método de colaboração, do Brasil. 

Portaria da Dirigente Regional de Ensino

Localização


ECID possui uma rede própria de parceiros que integram as Unidades Remotas da Escola Politécnica Brasileira, por meio de convênios por ambas firmados, distribuídas em diversas cidades do Brasil, proporcionando maior facilidade para o aluno realizar as avaliações presenciais obrigatórias.

VEJA AS UNIDADES MAIS PRÓXIMAS A VOCÊ 
CLICANDO AQUI!

Certificado


O modelo de certificação da Escola Politécnica Brasileira está de acordo com a Legislação Educacional Nacional, com o modelo Acadêmico da Instituição, nas Portarias Institucionais, nos Termos de Convênio e Parceria e no Regimento Escolar da Escola Politécnica Brasileira, onde se prevê o aproveitamento dos conhecimentos adquiridos formalmente e ou informalmente, atendendo o apelo federal de tornar o Brasil uma Pátria Educadora.

O fluxo padrão para as certificações:

- O Aluno que atende os requisitos acadêmicos (execução das atividades previstas e média igual ou superior a 6.0) de cada Curso Individual faz jus a um Certificado de Conclusão emitido no próprio ambiente virtual

- Em posse do certificado do curso Individual o aluno poderá executar a avaliação presencial do referido Curso visando o aproveitamento do Curso como um Componente Curricular do Curso Técnico Referencia Escolhido quando do aceito do Contrato de Prestação de Serviços Acadêmicos tendo que para isso alcançar média igual ou superior a 6.0.

- Tendo cumprindo TODOS os componentes curriculares do Curso Referencia Matriculado e seu aproveitamento devidamente registrado o aluno está apto a receber sua certificação Técnica.

A Certificação está condicionada à:

• Aprovação do Aluno em todos os Componentes Curriculares, previstos no Plano de Curso respeitando-se a Carga Horária de cada Componente Curricular, os quais são cursados através de uma Grade de Cursos individuais vinculados ao Curso Referência que o aluno deseja cursar conforme previsto no CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS (ACADÊMICOS), firmado entre a daEscola Politécnica Brasileira e o aluno.

• Obtenção da média mínima de aprovação 6,0 (seis) na Grade de Cursos individuais vinculados ao Curso Referência, que irão permitir a execução da avaliação presencial visando o aproveitamento dos conhecimentos como Componentes Curriculares do Curso Referencia escolhido.

• Ao término de cada Curso Individual, o aluno, após executar todas as atividades previstas e atingir a média final mínima, terá direito a um Certificado de Conclusão do Curso executado, que apresenta: Nome do Curso, Carga Horária, Conteúdo Programático e Código Verificador de veracidade. 

• O Certificado de Conclusão do Curso supracitado habilita o aluno a realizar a avaliação presencial do Curso, pré-requisito OBRIGATÓRIO para a solicitação de aproveitamento do curso como Componente Curricular do Curso Referência escolhido. Esta avaliação presencial possui carga horária complementar padrão de 3 (três) horas e possui media mínima 6,0 (seis) para aprovação.

As avaliações presenciais podem ser realizadas individualmente após conclusão de cada curso ou em conjunto (máximo 9 provas diárias), após conclusão de todos os cursos ou grupo de cursos. as provas presenciais serão realizadas na UNIDADE REMOTA escolhida pelo aluno.

Para solicitar o aproveitamento pleno e assim ser certificado com o Diploma Técnico de Nível Médio no Curso Referência escolhido, o Aluno deve possuir média igual ou superior a 6,0 (seis) em todos, os componentes curriculares da Grade Curricular do Curso Referencia Escolhido.

Vantagens do Certificado

• A Escola Politécnica Brasileira é uma Instituição credenciada pelo MEC, através da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, o que garante o reconhecimento do seu certificado e comprovação de qualidade a nível Nacional;

• Todo Certificado de Conclusão do Curso Técnico é registrado na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte e ou no SISTEC (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica), visando sua comprovação de legalidade e sua rastreabilidade;

• Todo o Sistema de Certificação é seguro, onde cada curso possui código de registro único e intransferível, possibilitando sua conferência de legalidade e propriedade diretamente no site da instituição de Ensino (www.politecbr.com.br) e o Certificado do Curso Técnico possui rastreabilidade nacional através do site http://sistec.mec.gov.br/validadenacional;

• O Certificado contempla os componentes curriculares e a carga horária do curso, dando-lhe maior credibilidade e melhor visibilidade no mercado de trabalho;

• O Certificado pode ser usado para obtenção de gratificações adicionais, conforme plano de carreira e, aplica-se também, para progressão funcional;

• O aluno poderá se registrar junto ao Conselho Profissional referente ao seu curso através da apresentação do certificado (quando da existência do mesmo)

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

MCSA Web Applications Developer ACELERADO

É a Formação MCSA WEB Applications Microsoft, porém num ritmo acelerado, com conteúdo customizado, condensado num curso único.Totalmente sequencial, sem intervalos, com uma dinâmica diferenciada onde o foco é o aprendizado em Desenvolvimento de Aplicações para WEB.
Sob consulta
Solicitar informação

MCSA Windows 2016 Server ACELERADO

É a Formação MCSA Windows Server 2016 porém num ritmo acelerado, com conteúdo customizado, condensado num curso único.Totalmente sequencial, sem intervalos entre os módulos, com uma dinâmica diferenciada onde o foco é o aprendizado e administração de Servidores e Redes Windows.
Sob consulta
Solicitar informação

C 20483 - Programação em C ACELERADO

Ensina os desenvolvedores as habilidades de programação que são necessárias para os desenvolvedores a criar aplicativos do Windows usando a linguagem c.Tem 40hs de duração e no formato Acelerado é ministrado em 20 horas sem redução de conteúdo
Sob consulta
Solicitar informação

Powershell 10961 - Automatização com Windows Powershell

Aprenda como com o Windows PowerShell 4.0, você pode remotamente gerenciar vários servidores baseados em Windows e automatizar tarefas de gestão e administração do dia-a-dia.
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico de Segurança do Trabalho

Curso Técnico
O curso tem como função habilitar profissionais para atuar na prevenção de acidentes do trabalho, em cumprimento à legislação pertinente à saúde e segurança dos trabalhadores, integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, atuando em empresas pú
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico em Eletrônica

Curso Técnico
O egresso do Curso Técnico de Nível Médio em Eletrônica EAD é o profissional que pode atuar em áreas de apoio ao planejamento estratégico, análise de desempenho, etc. Sempre com o intuito de gerar valor para a empresa, colocando em prática os conhecimentos aprendidos durante o curso. Entre as at
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico Pleno em Eletrotécnica

Curso Técnico
O curso Técnico Pleno em Eletrotécnica possui um programa acadêmico inovador com disciplinas que intercalam a teoria e a prática, qualificando o aluno para o mercado de trabalho. Este curso é autorizado, a nível nacional, pela Secretária de Educação do Rio Grande do Norte através da portaria Nº
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Técnico de Edificações

Curso Técnico
O Curso Técnico de Edificações tem por objetivo preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adot
Sob consulta
Solicitar informação

Curso Gerenciamento de Projetos

O curso de Gerenciamento de Projetos com MS Project foi desenvolvido pensando nas reais necessidades do aluno que tem como objetivo compreender as práticas de gestão de projetos e técnicas de liderança. Além disso, o aluno aprenderá a utilizar uma valiosa ferramenta para gestão de projetos: o MS Pro
Sob consulta
Solicitar informação

Francês

Curso dinâmico e interativo, com no máximo oito alunos. Conteúdo de acordo com o nível dos alunos.
Sob consulta
Solicitar informação