Curso Gestão de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes

Resumo do curso

Preparar o aluno para a gestão do seu próprio negócio ou para o mercado de trabalho, o curso se propõe a oferecer ao participante os conteúdos, conhecimentos e ferramentas para a atuação na área gestão de pousadas, bares, restaurantes, de turismo, hospitalidade, feiras e eventos.

Outras informaçoes

Curso Gestão de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes. Carga Horária 762hs Duração entre 4 e 10 meses

Programa completo do curso

Curso Gestão de Pousadas, Hotéis, Bares e Restaurantes.

Carga Horária: 762hs

Duração: 10 meses

Autores: João Batista Vieira Bonome; Denise Regina Stacheski; Edelvino Razzolini Filho; Alexandre Luzzi Las Casas; Maria Tereza Garcia; Ana Maria Donato; Elisabeth Wada; Patrícia Noll de Matos; Alessandro Almeida; Andréa Kogan; Rinaldo Zaina Júnior; Telma Medeiros Brito; Gerson Luís Russo Moysés; Carmen Lucia Chaim Mattos; Cecília Maria de Souza Pinheiro; Sandro Morales.

 

Objetivo: Preparar o aluno para a gestão do seu próprio negócio ou para o mercado de trabalho, o curso se propõe a oferecer ao participante os conteúdos, conhecimentos e ferramentas para a atuação na área gestão de pousadas, bares, restaurantes, de turismo, hospitalidade, feiras e eventos. Possibilitar aos profissionais a atualização em relação aos conteúdos e métodos na Gestão de Pousadas, Bares, Restaurantes, Turismo, Hotéis, Feiras e Eventos. Apresentar técnicas que garantam a competitividade empresarial e a eficiência gerencial. Aperfeiçoar as competências essenciais aos profissionais para que possam atuar efetivamente junto às organizações.

 

Os Cursos Profissionalizantes EAD Qualify são online e atendem desde quem ainda não possui uma atividade profissional e pretende se qualificar para o mercado de trabalho até quem já exerce uma atividade profissional e não possui tempo para estudar e atualizar-se para conquistar melhores posições na empresa ou buscar outro emprego. Os cursos EAD Qualify proporcionam ao aluno poder estudar em suas horas vagas e em qualquer local que possua internet, recebendo um conteúdo educacional de altíssimo nível dentro de uma linguagem de fácil assimilação, e ainda com o recebimento do seu certificado em casa. Tudo isso, com um custo extremamente accessível para todas as faixas econômicas da sociedade. Caso o aluno já esteja empregado, ele poderá dar facilmente um UP em sua carreira profissional! Enfim, os Cursos Profissionalizantes EAD Qualify são uma solução que vieram para ficar em termos qualificação e capacitação profissional da sociedade em larga escala com custos acessíveis! O projeto dos cursos EAD Qualify foi concebido para atender individualmente as diferentes necessidades dos alunos, o aluno estudará no seu ritmo e no seu tempo. Esta é uma das grandes vantagens que a educação à distância traz, os alunos avançam conforme o próprio ritmo e conhecimento, atendendo individualmente cada necessidade e disponibilidade. Outra grande vantagem é que todo o material didático no formato PDF já esta incluído no valor do curso.

Nossos cursos online tem como base legal o Decreto Presidencial N° 5.154, de 23 de julho de 2004, Art. 1° e 3°.

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. Cada disciplina terá sua prova específica e para obter o certificado final o aluno precisará ser aprovado em todas as matérias do curso.

 

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

 

 


Módulo 1 – 30 dias


Princípios de Administração

Autor : João Batista Vieira Bonome - Mestrando em Administração Pública com ênfase em Políticas Sociais pela Fundação João Pinheiro; Pós-Graduado em Relações de Trabalho e Negociações pelo Instituto de Educação Continuada (IEC) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); Graduado em Administração de Empresas pela PUC Minas.

Conteúdo:

:: História da Administração
:: A Revolução Industrial e a Administração
:: O planejamento e suas principais características
:: A organização e suas principais características
:: A liderança e suas principais características
:: O controle e suas principais características
:: As habilidades administrativas e suas características
:: Ambiente organizacional e as implicações para o gerenciamento
:: O empreendedorismo como nova possibilidade gerencial para administradores
:: Teorias administrativas

Carga Horária: 30 horas

 

Comunicação Empresarial e Correspondência

Autor : Denise Regina Stacheski - Doutoranda em Distúrbios da Comunicação - UTP

Conteúdo:
:: Comunicação nas organizações;
:: Públicos organizacionais e veículos de comunicação;
:: Gêneros e documentos empresariais modernos;
:: Língua padrão escrita, qualidade e argumentação;
:: Redação de textos empresariais.

Carga Horária: 10 horas

 


Módulo 2 – 30 dias

 

Administração de Pequena e Média Empresa

Autor : Edelvino Razzolini Filho - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Especialista em Marketing; Graduado em Administração de Empresas.

Conteúdo:

:: Conceitos introdutórios;
:: Riscos para as MPEs;
:: Características dos empreendedores;
:: Entendendo a questão do porte das empresas;
:: Compreendendo os recursos à disposição das empresas;
:: Oportunidades de negócios: como identificar e aproveitar;
:: Suporte institucional para as PMEs;
:: Plano de negócios: introdução;
:: Plano de negócios: administração e operações;
:: Plano de negócios: marketing e finanças.

Carga Horária: 30 horas

 

Marketing de Serviços

Autor : Alexandre Luzzi Las Casas - Doutor em Administração Mercadológica pela Fundação Getulio Vargas (FGV-SP); Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP); Graduado em Administração de Empresas com concentração em Marketing - University Maryland College Park (UMD - EUA) e em Administração Mercadológica pela Prince George’s College (PGCC – EUA). 

 Maria Tereza Garcia - Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Casper Líbero.; Especialista em Marketing Internacional pela Universidade Paulista (UNIP); Graduada em Jornalismo pela Faculdade Casper Líbero.

Conteúdo:

:: Introdução ao Marketing de Serviços;

:: Gestão do marketing de serviços;

:: O comprador de serviços;

:: Marketing de relacionamento;

:: Serviços profissionais;

:: Serviços que adicionam valor a tangíveis;

:: Qualidade total em serviços;

:: Avaliação de serviços;

:: Determinação de preços;

:: Distribuição de serviços;

:: Comunicação e venda de serviços;

:: Gerência estratégica de serviços.

 Carga Horária: 36 horas

 


Módulo 3 – 30 dias

 

Marketing de Serviços no Turismo

Autor : Ana Maria Donato - MBA em Turismo pela Faculdade de Economia; MBA em Administração da Universidade de São Paulo; Especialista em Vendas pela Harvard Business School; Especialista em Marketing pela Columbia Business School.

Conteúdo:

:: Tendências do turismo e a missão do marketing
:: Desafios do marketing e o novo comportamento do turista
:: Por que as pessoas viajam?
:: O que é turismo e quais seus tipos mais comuns?
:: Definições básicas e processo do marketing
:: Marketing de serviços: particularidades do turismo
:: Segmentação do mercado-alvo
:: Ambiente de marketing aplicado ao turismo
:: Os processos de precificação no turismo
:: Canais de distribuição
:: Promoção: imagem, voz e acústica do negócio
:: Composto de marketing e sua aplicação no turismo
:: Posicionamento: uma vantagem competitiva
:: Planejamento estratégico no turismo
:: O caso Bahia: um exemplo de sucesso no turismo
:: Os principais pontos do marketing no turismo

Carga Horária: 48 horas

 

Marketing de Serviços

Autor : Juarez Tadeu de Paula Xavier - Doutor em Ciências da Comunicação pelo programa de Pós-Graduação e Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP), Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Conteúdo:

:: Marketing de serviços e mercado;

:: O comportamento do consumidor;

:: Elementos do marketing de serviços;

:: Gestão do processo de entrega de serviço;

:: Desenvolvimento do marketing de serviços;

 Carga Horária: 15 horas

 

Serviços de Turismo e Viagens

Autor: Elisabeth Wada
Conteúdo:

::Viagens de Turismo
::Padrões e Tendências em Viagens
::Serviços de Transporte

::Serviços de Hospedagem
::Sistema de Distribuição de Viagens
::Serviços e Produtos Especiais
::Marketing e Promoção do Turismo: segmentos e seus aspectos psicológicos
::Marketing em Turismo
::Hospitalidade
::Pesquisa e Projeções em Turismo

::Contribuições do Turismo para o Desenvolvimento Econômico

::Aspectos Sociais e Culturais do Turismo

::Turismo Sustentável e Meio Ambiente

::Vontade Política e Desenvolvimento do Turismo

::Viagens Coorporativas e Desenvolvimento do Turismo

::Planejamento Turístico e Desenvolvimento de Destinos

 Carga Horária: 48 horas



Módulo 4 – 30 dias

 

Informática Aplicada à Gestão
Autor : Patrícia Noll de Matos - Doutoranda em Informática pela Universitat de Les Illes Balears (Espanha); Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Graduada em Informática pela PUCRS.

Conteúdo:

:: Conceitos básicos de informática
:: Sistema operacional Microsoft Windows
:: A internet
:: Correio eletrônico
:: Processador de texto MS Word
:: Editor de apresentação MS PowerPoint
:: Planilha eletrônica Excel I
:: Planilha eletrônica Excel II
:: Planilha eletrônica Excel III
:: Planilha eletrônica Excel IV
:: Planilha eletrônica Excel V
:: Planilha eletrônica Excel VI
:: Banco de dados Access I
:: Banco de dados Access II
:: Banco de dados Access III

 Carga Horária: 45 horas

 

Inglês para Atendimento em Bares e Restaurantes

Anna Christina Grubba Formenti
Conteúdo:

:: Receiving foreigners: at the establishment (Recebendo o estrangeiro no estabelecimento);
:: At the table (Recebendo o estrangeiro a mesa);
:: Ordering a meal (Fazendo o pedido);
:: Serving the meal (Servindo a comida);
:: Closing the bill (Fechando a conta).

Carga Horária: 15 horas

 

Espanhol para Atendimento em Bares e Restaurantes

María Teresita Campos Avella
Conteúdo:

:: Recibiendo al cliente (Recebendo o cliente);
:: Llegada a la mesa (Chegada à mesa);
:: Haciendo el pedido (Fazendo o pedido);
:: Sirviendo la comida (Servindo a comida);
:: Cerrando la cuenta (Fechando a conta).

Carga Horária: 15 horas

 

 

Módulo 5 – 30 dias

 

Gestão de Pessoas

Autor: Adriano J. Teiga - Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Especialista em Metodologia do Ensino SupAdriano J. Teiga - Doutorando em Psicologia do Desenvolvimento e Educação pela Universidade de Santiago de Compostela – Espanha. Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Formado em Psicologia pela UFRGS.erior. Formado em Psicologia pela UFRGS.

Conteúdo:

:: A Importância da Gestão de Pessoas

:: O Tripé do Trabalho com Pessoas

:: Recrutamento e Seleção

:: A Entrevista

:: O Treinamento

:: Motivação

:: Benefícios

:: Avaliação de Desempenho

:: Endomarketing

:: Higiene, Segurança e Medicina do Trabalho

:: Estresse - Origem e Funcionamento

:: Estresse - Manejo

:: O Departamento de Pessoal

:: SIG - Sistemas de Informações Gerenciais

:: Desenvolvimento Organizacional

 Carga Horária: 45 horas

 

Gestão da Qualidade: Operações em Turismo e Hospitalidade

Autor : Gerson Luís Russo Moysés - Doutor em Administração de Empresas e Mestre em Engenharia de Produção, com ênfase em Qualidade pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua nas áreas de sistema de gestão da qualidade há mais de 10 anos, principalmente na implantação de projetos de certificação ISO 9001:2000 em hotéis.

 Conteúdo:

:: O setor de serviços: conceituação e importância;

:: Formas de prestação de serviços;

:: Hospitalidade e turismo;

:: A hospitalidade no Brasil;

:: Qualidade em serviços: as visões de especialistas;

:: Abordagens específicas para a qualidade em serviços;

:: A gestão da qualidade;

:: Controle da qualidade total - definição;

:: Controle da qualidade total – qualidade e produtividade;

:: Controle da qualidade total – programa 5S;

:: Controle da qualidade total – controle do processo;

:: Controle da qualidade total – padronização;

:: Controle da qualidade total – gerenciamento pelas diretrizes;

:: Seis sigma;

:: ISO 9001:2000 – princípios da gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – estratégia de implantação;

:: ISO 9001:2000 – sistema de gestão da qualidade;

:: ISO 9001:2000 – responsabilidade da direção;

:: ISO 9001:2000 – gestão de recursos;

:: ISO 9001:2000 – realização do produto (clientes, projeto e aquisição);

:: ISO 9001:2000 – realização do produto;

:: ISO 9001:2000 – medição;

:: ISO 9001:2000 – análise e melhoria;

:: O Sistema oficial de classificação de meios de hospedagem.

 Carga Horária: 60 horas

 

 

Módulo 6 – 30 dias

 

Organização de Eventos e Feiras

Autor : Carmen Lucia Chaim Mattos - Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Pós-Graduada em Recursos Humanos (UTP); Especialista em Psicodrama pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Graduada em Psicologia (UTP).

Conteúdo:

:: Os benefícios de eventos e feiras;
:: Conhecendo os tipos de eventos;
:: Planejamento de eventos e feiras;
:: Avaliação do evento;
:: Marketing de eventos.

 Carga Horária: 10 horas

 

Boas Práticas para Manipulação de Alimentos

Autor : Leila Carvalho

Conteúdo:

PDF inclui os temas:
:: Introdução à Segurança dos Alimentos;
:: Doenças Transmitidas por Alimentos e Microorganismos;
:: O Manipulador;
:: Higiene do Ambiente de Trabalho;
:: Aquisição, Recebimento e Armazenamento;
:: Manipulação de Alimentos I;
:: Manipulação de Alimentos II.
Videoaulas incluem os temas:
:: Introdução à Segurança dos Alimentos;
:: Doenças Transmitidas por Alimentos e Microorganismos;
:: O Manipulador;
:: Higiene do Ambiente de Trabalho;
:: Aquisição, Recebimento e Armazenamento;
:: Manipulação de Alimentos I;
:: Manipulação de Alimentos II;
:: Fornecimento de Alimentos Seguros.

Carga Horária: 24 horas

 

Cerimonial e Regras de Protocolo

Autor : Cecília Maria de Souza Pinheiro  - Graduada em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP); Especialista em Psicodrama com atuação em grupos terapêuticos pela Sociedade Paranaense de Psicodrama; Elaboração e aplicação de cursos junto à Unicenp, Unicuritiba e Unihab, com temas referentes à comunicação, liderança, stress, qualidade de vida, entre outros; Projeto e desenvolvimento de treinamento de equipes.

Conteúdo:

:: Ordem geral de precedência;
:: Prática de precedência;
:: Recursos de Apoio;
:: Organização de jantares formais.

Carga Horária: 10 horas

 

 

Módulo 7 – 30 dias

 

Negociação Empresarial

Autor: Carlos Pessoa Coelho Junior - Graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia da UFMG; Professor de “Estratégia de Negociação e Gestão de Conflitos” dos programas MBA’s do IBMEC; Diretor, Coordenador Técnico e Instrutor dos programas da “Carlos Pessoa Consultores Empresariais”.

Conteúdo:

:: Princípios da negociação
:: Aspectos essenciais da negociação
:: Relação de confiança
:: Presença da emoção
:: Percepção e paradigmas
:: Metas compatíveis e coerentes
:: Relacionamento interpessoal
:: Estilos interpessoais
:: Campo de força
:: Fontes genéricas de poder
:: Fontes exclusivas de poder
:: Preparando-se para a negociação

Carga Horária: 36 horas

 

Atendimento ao Cliente

Autor : Otavio Morand Bentes - Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Experiência de 35 anos em Gestão de Pessoas, sendo 19 como executivo/especialista em RH e 16 como consultor/professor; Atua em desenvolvimento de pessoas e Recursos Humanos.

Conteúdo:

:: Características do mundo contemporâneo;
:: Organizações: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Profissionais: competências para os novos desafios do terceiro milênio;
:: Por que os clientes não fazem o que você espera;
:: Como lidar com clientes difíceis;
:: Teleatendimento;
:: Atuando na prevenção de conflitos;
:: Atuando no tratamento de conflitos;
:: Trabalhe o pós-venda: seu cliente se lembrará dele;
:: O bom atendimento: como encantar os clientes.

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 8 – 30 dias

 

Tópicos Gerenciais Contemporâneos

Autor: Valéria Rueda Elias Spers - Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Especialista em Administração pela Universidade São Judas Tadeu, Graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Salesiano. 

Conteúdo:

:: Princípios de gestão                       
:: Sistemas organizacionais contemporâneos                       
:: O ciclo de vida das organizações e suas etapas                       
:: As alianças estratégicas e redes de empresas                       
:: Empreendedorismo: franquias e licenciamento                       
:: Benchmarking e suas etapas                       
:: Aplicações e processos de avaliação de desempenho                       
:: Fundamentos de indicadores de desempenho e suas aplicações                       
:: Empowerment fundamentos e aplicações                       
:: Gestão do conhecimento como instrumento de desenvolvimento organizacional

Carga Horária: 30 horas

 

Análise de Custos

Autor : Oscar Guimarães Neto - Especialista em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ); Graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU-SP); Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial 30 de Outubro de São Paulo; Professor dos cursos tecnológicos nas disciplinas de Matemática Financeira, Análise da Relação Custo/Volume/Resultado, Estrutura e Custo de Capital, Avaliação de empresas, Formação de Preços e Controladoria.

Conteúdo:

:: Introdução e conceitos de custos
:: As diversas formas de classificação de custos
:: Esquema básico de custos
:: A departamentalização
:: O custeio baseado em atividades (ABC)
:: Análise de Custos para a tomada de decisão
:: O ponto de equilíbrio
:: O ponto de equilíbrio em um ambiente de mudanças
:: Método da Unidade de Esforço de Produção (UEP)
:: Contabilidade de Ganhos

Carga Horária: 30 horas

 

Processos de Formação de Preços

Autor : Rodrigo Otávio das Chagas Lima - Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Especialista em Administração Financeira pelo Instituto Superior de Pós-Graduação (ISPG), Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade De Plácido e Silva (Fadeps), em Direito pela Faculdade Dom Bosco, Técnico em Mecânica pela Escola Técnica Federal de Santa Catarina (ETF-SC).

Conteúdo:

::Introdução e desenvolvimento de formação de preço
::Fatores para decisão da formação do preço       
::Considerações gerais para formação de preço
::Métodos de apreçamento baseado na concorrência
::Métodos de apreçamento baseado no valor percebido pelo consumidor

Carga Horária: 15 horas

 

 

Módulo 9 – 30 dias

 

Gestão Estratégica de Pessoas

Autor: Léia Cordeiro - Doutora em Marketing e Gestão Empresarial - European University Center for Management Studies (Suíça); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná (Fesp) e em Treinamento em Recursos Humanos pela Fae Bussiness School; Graduada em Serviço Social pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba e em Administração de Empresas pela  Facet.

Conteúdo:

:: Pessoas são Diferentes;
:: Sistema Pessoal;
:: Motivação;
:: Grupos I;
:: Grupos II;
:: Comunicação;
:: Feedback;
:: Gerenciando Conflitos;
:: Liderança I;
:: Liderança II;
:: Inteligência Emocional e Intuitiva;
:: Gerenciamento das Mudanças;
:: Repensando a Organização;
:: Gestão Estratégica de Pessoas I e II;
:: Subsistimas Manutenção.

 Carga Horária: 45 horas

 

Motivação e Liderança

Autor: Marilsa de Sá Rodrigues Tadeucci - Doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Graduada em Psicologia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras.

Conteúdo:

:: Conceitos de motivação
:: Teorias sobre motivação
:: Abordagem comportamental de motivação
:: Como motivar as pessoas no ambiente de trabalho
:: Lideranças nos diversos contextos
:: Teoria de liderança com base nos traços de personalidade
:: Teoria dos estilos comportamentais
:: Teorias situacionais
:: Abordagens recentes de liderança
:: Como liderar reuniões

Carga Horária: 30 horas

 

 

Módulo 10 – 30 dias

 

Planejamento Financeiro

Autor : Yumara Lúcia Vasconcelos - Doutorado em Administração - UFBA; Mestrado em Contabilidade - FVC; Bacharela em Ciências Contábeis - UCSAL.

Conteúdo:

::Planejamento Financeiro: conceito, modalidades e aplicação
::Processo orçamentário
::Módulos orçamentários
::Fundamentos das demonstrações contábeis
::Demonstrações contábeis
::Técnicas de análise financeira
::Análise do Capital de Giro e estrutura de capital
::EVA, EBITDA e Medidas de Retorno
::Análise custo, volume e lucro
::Elaboração de relatórios financeiros

Carga Horária: 30 horas

 

Gestão Empresarial

Autor: Mauro Côrte Real - Mestre em Administração; Especialista em Marketing pela UFRGS; Graduado em História Natural.

Conteúdo:

:: Conceito de gestão e concepção de valor
:: Empreendedorismo e organizações que aprendem
:: Obter, gerir informações e comunicar
:: Planejar
:: Organizar
:: Liderar e dirigir – tomada de decisão
:: Controlar
:: Mudar e inovar
:: Análise ambiental e interna – SWOT
:: Estratégia e planejamento estratégico
:: Análise de desempenho – BSC
:: Marketing
:: Pessoas e recursos
:: Produção e serviços
:: Contextualização da gestão no milênio

Carga Horária: 45 horas

 

Empreendedorismo

Autor: Sandro Morales - Doutor em Administração - UFSC;  Mestre em Administração - Universidade Autônoma de Madri; Graduado em Administração - UFSC.

Conteúdo:

:: Empreendedorismo
:: A Psicologia e os empreendedores
:: Competências empreendedoras
:: Estabelecimento de metas e objetivos
:: Busca de oportunidades
:: Busca de informações e riscos calculados
:: Planejamento e monitoramento sistemático
:: Qualidade e eficiência
:: Persuasão e redes de contato
:: Competências mobilizadoras e reforçadoras.

Carga Horária: 30 horas

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