Curso de ALFABETIZAÇÃO

Resumo do curso

ALFABETIZAÇÃO OBJETIVOPromover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.

Programa completo do curso

ALFABETIZAÇÃO 

OBJETIVO:

Promover a qualificação de professores, desenvolvendo um conhecimento especializado do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.

Objetivos específicos

::: Promover o acesso dos cursistas aos fundamentos das disciplinas científicas implicadas no desenvolvimento do processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.

::: Facultar, aos cursistas, a apropriação das teorias e formulações científicas mais avançadas e atuais, pertinentes ao letramento e suas práticas pedagógicas.

::: Desenvolver, nos cursistas, o interesse pela produção do conhecimento, proporcionando-lhes a oportunidade e os recursos teórico-metodológicos para a investigação científica.

::: Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias, propostas e recursos de alfabetização atualmente difundidos.

::: Incentivar o exercício da atividade criadora na prática docente.

Carga Horária:414 horas 

 

Conteúdo:

Teorias da Aprendizagem

Projetos Interdisciplinares

Letramento no Brasil

Literatura, Leitura e Aprendizagem

Linguagem e Pensamento

Fundamentos Teóricos da Língua Portuguesa

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização

Prática Educativa da Língua Portuguesa

Prática Educativa da Língua Portuguesa na Educação Infantil

Prática Educativa da Língua Portuguesa em EJA

 

Duração:

O curso ALFABETIZAÇÂO tem carga horária de 414 horas e deve ser concluído em 4 meses. Durante este período o aluno pode assistir as videoaulas e acessar o material em PDF quantas vezes quiser.

 

Material Didático – Autor:

Valéria da Hora Bessa: Doutora em Psicologia.

Jane Rangel Alves Barbosa: Doutora em Filosofia.

Luiz Percival Leme de Britto: Doutor em Linguística.

Marta Morais da Costa: Doutora em Letras.

Claudia Rosa Riolfi: Doutora em Linguística.

Lígia Regina Klein: Doutora em Educação.

Maria Auxiliadora Cavazotti: Doutora em Educação.

Ligia Regina Klein: Doutora em Educação.

Maria Auxiliadora Cavazotti: Doutora em Educação.

Patrícia Corsino: Doutora em Educação.

Daniela de Oliveira Guimarães: Mestre em Educação.

Renato Pontes Costa: Mestre em Educação Brasileira.

Edna Tamarozzi: Mestre em Psicologia da Educação.

 

Metodologia:

O aluno assistirá as videoaulas pela internet e terá o auxílio do livro em formato PDF. As videoaulas são de fácil compreensão, dinâmicas e atendem cada capítulo existente nos livros, que são de fácil leitura e oferecem exercícios para a fixação dos conteúdos. Assim que se considerar apto para realizar a prova de conclusão do curso, o aluno terá três chances para atingir a nota 5,0 e ser aprovado. A prova têm 10 questões, sendo que cada uma delas vale 1,0 ponto. Assim que o aluno atingir a nota exigida, ele terá o direito de receber o seu certificado.

                                                                                   

Avaliação:

A avaliação estará disponível após 2 dias contados a partir da confirmação de compra, e deverá ser realizada dentro do prazo de acesso ao curso. A prova consiste em 10 questões de múltipla escolha que abordam o conteúdo estudado durante o curso e cada uma delas vale 1,0 ponto. O aluno deverá atingir uma nota igual ou maior a 5,0 para ser aprovado, ou seja, deve acertar no mínimo 5 questões. A nota obtida poderá ser visualizada imediatamente após a conclusão da prova. O certificado será liberado para ser impresso pelo aluno. Caso o aluno não atinja a nota mínima, ele terá mais duas oportunidades, dentro do prazo de acesso ao curso, para realizar novamente a prova e alcançar a média exigida. As provas devem conter questões diferentes a cada tentativa.

Receba grátis informação sobre este curso

Cursos relacionados que podem lhe interessar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pós Graduação
Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que favoreçam o desenvolvimento das competências profissionais do professor, levando-o a atender ao princípio do “alfabetizar letrando”.
Sob consulta
Solicitar informação

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Pós Graduação
Proporcionar subsídios teóricos e metodológicos que favoreçam o desenvolvimento das competências profissionais do professor, levando-o a atender ao princípio do “alfabetizar letrando”.
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL

Pós Graduação
Proporcionar conhecimentos teóricos especializados e suporte didático-metodológico para professores de todos os níveis de ensino, que almejam trabalhar com classes especiais e com inclusão na escola regular, articulando teoria e prática para que atuem com qualidade e sem discriminação.
Sob consulta
Solicitar informação

GESTÃO DE SECRETARIA ESCOLAR

Pós Graduação
Geral: • Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o desempenho profissional da gestão e secretariado escolar, através do domínio adequado de técnicas e procedimentos para tal; • Apresentar técnicas que qualifiquem profissionais da área, desenvolvendo ações para acompan
Sob consulta
Solicitar informação

PEDAGOGIA EMPRESARIAL

Pós Graduação
Conhecer os pressupostos, ferramentas e aplicabilidade da pedagogia no contexto empresarial, possibilitando aos participantes o acesso a este nicho de mercado, para os que pretendem migrar para esta área ou aceleração do desenvolvimento, aos que nela já se encontram; • Preparar o profissional pa
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM BIOLOGIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação

SEGUNDA LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Graduação
Essas formações permitem que os alunos atuem em várias modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando ativ
Sob consulta
Solicitar informação